Gleisi articula reuniões em Brasília para pleitear abertura 24h do porto seco de Capanema
A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) acompanhou, nesta quarta-feira (31), uma comitiva do Oeste do Paraná em uma reunião no Ministério da Fazenda para pleitear a abertura do porto seco de Capanema por 24 horas. A comitiva, composta pelo prefeito Américo Bellé e pelo diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni, também se reuniu com a Polícia Federal para discutir a estrutura necessária para a operação contínua na aduana.
“Atendendo ao pedido da comunidade, já havíamos viabilizado um aumento no horário de funcionamento em Capanema, que agora opera das 7h às 19h. No entanto, devido ao crescente movimento comercial na região, continuaremos lutando para estender ainda mais o atendimento na aduana. Essa medida impulsionará o desenvolvimento econômico local, facilitando o fluxo de mercadorias e promovendo o crescimento das atividades comerciais”, destacou Gleisi.
A expansão do funcionamento da aduana de Capanema é vista como uma medida essencial para o desenvolvimento da região Oeste e Sudoeste do Paraná. Atualmente, de acordo com Carlos Carboni, tanto Foz do Iguaçu como Puerto Iguazú enfrentam congestionamentos, e Capanema surge como uma alternativa estratégica para aliviar a pressão e fomentar o comércio na região. “Já há negociações com a Argentina para ampliarmos o funcionamento neste local e estamos empenhados em implementar as ações necessárias o mais rápido possível”, frisou Carboni.
O prefeito Bellé informou que a prefeitura está contratando uma empresa para realizar um estudo de viabilidade e agradeceu o empenho de Gleisi Hoffmann em facilitar o diálogo com Brasília para fortalecer a infraestrutura local. “Fomos muito bem recebidos e agradecemos pela parceria”, disse.
“O governo do presidente Lula estará sempre de portas abertas para ajudar o Paraná,” concluiu Gleisi.
Da Assessoria