Com nova ala psiquiátrica no Hospital Municipal, Maringá reforça rede de cuidados voltados à saúde mental
A Prefeitura de Maringá entregou nesta segunda-feira, 23, a nova ala psiquiátrica do Hospital Municipal. Com as obras, o município ampliou o número de leitos e criou dois novos espaços de convivência para os pacientes, com televisão e sala de estar. As melhorias também incluíram a pintura e a troca de piso, além de reformas nos banheiros, quartos, refeitórios e nas instalações elétricas e hidráulicas.
A obra garantiu a criação de novos leitos, totalizando 30 leitos para tratamento dos pacientes. A ala psiquiátrica também ganhou novos ambientes coloridos e modernos para reforçar o atendimento multiprofissional ofertado aos pacientes. A revitalização foi realizada por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Maringá e as instituições de ensino superior UniCesumar e Uningá.
O prefeito Ulisses Maia participou da cerimônia de entrega das obras e destacou a importância da parceria com as instituições de ensino superior. “A nova ala psiquiátrica reforça a nossa rede de saúde mental e os cuidados disponibilizados para as pessoas. Garantimos um ambiente mais humanizado, acolhedor e que oferece ainda mais conforto e dignidade aos pacientes”, afirmou. Além das melhorias aos pacientes, as obras garantem a criação novos campos de estágio e a possibilidade de ampliação dos programas de residência médica em psiquiatria.
A ala psiquiátrica funciona no Hospital Municipal e faz parte da rede de saúde mental. O local funciona 24 horas e realiza o atendimento de pacientes com transtornos mentais graves e que estejam em crise e precisam de um atendimento com urgência. O local conta com leitos para internamento. O paciente pode procurar diretamente o local, em caso de urgência, ou ser encaminhado por outros serviços de saúde, como as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).