Quais são os cuidados necessários para evitar trombose venosa no pós-operatório?

Quais são os cuidados necessários para evitar trombose venosa no pós-operatório?

Para evitar o desenvolvimento da condição após cirurgias plásticas, é preciso manter cuidados simples, porém muito importantes

A trombose venosa, também conhecida como Trombose Venosa Profunda (TVP), é uma condição que afeta majoritariamente a região das pernas e áreas pélvicas, e pode ser desenvolvida após procedimentos cirúrgicos. Alguns fatores de risco podem aumentar as chances de aparecimento desta complicação, mas, ainda assim, é preciso se atentar ao pós-operatório.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a trombose venosa é caracterizada pela formação de coágulos dentro dos vasos sanguíneos, dificultando a circulação do sangue. Quando se desprendem dos vasos, estes coágulos podem viajar até órgãos vitais do corpo, como os pulmões, por exemplo, causando complicações ainda maiores e potencialmente graves.

Beto Richa quer incluir violência espiritual na Lei Maria da Penha

O aparecimento da Trombose Venosa Profunda se torna mais provável durante o período pós-operatório, por conta do tempo alto de repouso que os pacientes devem cumprir. A mobilidade reduzida faz com que a circulação sanguínea diminua, aumentando as chances de surgimento de coágulos.

Especialista explica importância do advogado de imigração

Porém, alguns fatores de risco facilitam ainda mais o desenvolvimento da complicação, como o uso contínuo de pílulas anticoncepcionais, histórico familiar, tabagismo, sedentarismo, doenças autoimunes, obesidade e outras condições que alteram a coagulação sanguínea. Nestes casos, a atenção deve ser redobrada.

Alguns cuidados podem ajudar a reduzir as chances da formação de coágulos no período pós-operatório. Confira alguns deles a seguir!

Elevação das pernas

Durante longos períodos de repouso, que podem facilitar a formação de coágulos nos vasos sanguíneos, manter as pernas elevadas pode ajudar a circulação sanguínea nos membros inferiores. De acordo com cada tipo de cirurgia realizada, os médicos também podem indicar a realização de outros movimentos de pés e pernas.

A elevação de pernas e outros movimentos, quando recomendados, ajudam a evitar o desenvolvimento de complicações circulatórias como a trombose venosa e o inchaço das pernas.

Anatel autoriza 5G em todos os municípios

Uso de meias de compressão

As meias elásticas de compressão pós-operatórias são ferramentas indicadas para uma recuperação tranquila, sem maiores complicações. Os modelos adequados – a meia kendall ou a meia antitrombo –, indicados por médicos e especialistas, são capazes de estimular a circulação sanguínea entre membros inferiores e coração, mesmo durante repouso prolongado.

Usadas da forma correta, as meias de compressão podem ajudar a evitar o aparecimento de trombos nos vasos sanguíneos. As meias devem ser usadas no pós-operatório até que a movimentação do paciente retorne ao normal, sempre de acordo com recomendações médicas para cada caso individual.

Redação O Diário de Maringá

Redação O Diário de Maringá

Notícias de Maringá e região em primeira mão com responsabilidade e ética

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *