O que é distorção cognitiva
Entender de maneira equivocada uma mensagem ou um sinal pode ser tão ruim quanto não recebe-los e ficar no vazio. De modo não proposital, é isso o que ocorre com muitos indivíduos, que acabam confundindo o real sentido das informações recebidas. O nome disso é distorção cognitiva e aqui vamos entender melhor a respeito dela de como lidar com ela.
Distorção cognitiva nada mais é do que um jeito equivocado e até errado da pessoa lidar com uma informação. Ou seja, o indivíduo interpreta de forma errada tudo aquilo que acontece ao seu redor. Logo, isso acaba ocasionando diversas consequências negativas, não apenas para ele, mas aos demais também.
Pessoas com esse tipo de disfunção são mais comuns do que podemos imaginar e isso resulta de vários problemas. Por exemplo, pessoas que sofrem com os variados níveis de depressão proveniente de diversas causas, elas acabam por encontrar-se em uma realidade onde muitos elementos se perdem completamente do seu real sentido. É importante deixar claro que todos nós estamos predispostos a apresentar ou manifestar algum tipo de distorção cognitiva em algum momento de nossas vidas, e é por causa disso que precisamos saber reconhecer e analisar o que é isso para que nossas mentes fiquem menos nebulosas. Desse modo, faremos mais ações abraçadas ao real e que sejam construtivas ao nosso caminho.
É necessário ter uma clara compreensão quanto ao potencial nocivo que a distorção cognitiva pode ter em nossas vidas. Veja que não se trata apenas de nós mesmos, mas também de como nos relacionamos com os demais. Isto é, ao interpretamos de forma errada uma informação, os prejuízos podem ser maiores do que imaginamos, atingindo até mesmo pessoas próximas.
Uma das consequências mais comuns da distorção cognitiva é o afastamento social que o indivíduo coloca a si mesmo. Aqui a ideia de que não é querido pelos demais o move para a construção de uma bolha. No entanto, os outros é que vão sentir o afastamento e, em alguns casos, podem corresponder a isso por não entenderem o que acontece. De um modo geral, esse tipo de manipulação fica envolvida em muitos contextos e impacta na construção pessoal do indivíduo. Desse modo, a má interpretação pode vir em simples equívocos ou problemas graves, como um transtorno alimentar.
É preciso ter em mente que o cérebro é nossa central de processamento e alimenta pensamentos sobre tudo o que vivemos. O ser humano de um modo geral pensa sobre sua realidade momentânea, mas também revive o passado e anseia pelo futuro. A sua mente não funciona de forma unilateral e por isso pode encontrar dificuldades quanto a isso. Embora isso possa parecer algo vantajoso, é preciso ter em mente que pode se tornar uma porta ao sofrimento. Em alguns casos, as pessoas alimentam uma perspectiva negativa sobre si mesmas e tudo aquilo que viveram anteriormente.
Portanto, podemos concluir que a distorção cognitiva se trata, em parte, da falta de diálogo com nós mesmos. A criação de impressões equivocadas é alimentada por uma falta de conhecimento em relação à nossa própria natureza. Ou seja, quanto mais nos distanciamos de nossa própria essência, mais confusa a vida fica.
Logo, se conhecer é a primeira porta para trabalhar o problema, já que o autoconhecimento nos faz questionar as nossas motivações.
Dentre todos os pensamentos que tem alimentado, com quais se identifica, quais são reais e quais te fazem mal? No fim, encontre alternativas que tenham algum embasamento e procure sentido no que for benéfico a você.
Larissa Simões Penteado
CRP – 08/31381