Jesus está perdendo espaço para o Papai Noel, Mary e o Coelhinho da Páscoa?

Jesus está perdendo espaço para o Papai Noel, Mary e o Coelhinho da Páscoa?

O Mercado está apagando Jesus das Festas Cristãs

Desde 1931, quando a Coca-Cola contratou o artista sueco-americano Haddon Sundblom para ilustrar o Papai Noel em seus anúncios natalinos, a figura do bom velhinho se tornou sinônimo de Natal. Com sua aparência simpática e alegre, o personagem cativou o público e rapidamente assumiu o protagonismo das celebrações, redefinindo a data como um período de consumo e troca de presentes.

Nesse processo, o aniversariante original do Natal, Jesus Cristo, foi perdendo espaço. O que deveria ser um momento de reflexão e celebração do nascimento de Cristo passou a ser centrado em símbolos comerciais. Até mesmo algumas tradições religiosas, como o presépio, enfrentaram resistência de setores que condenavam a fabricação de imagens, contribuindo para a marginalização do significado cristão da data.

Tá na hora: Bruno Peruka é escolhido para substituir Datena no SBT

Essa mudança não é exclusiva do Natal. Na Páscoa, outra celebração fundamental do cristianismo, o mesmo fenômeno ocorre. Em vez de o foco estar na ressurreição de Cristo, que simboliza esperança e renovação, o coelhinho da Páscoa e os ovos de chocolate dominam a narrativa. Mais uma vez, Jesus parece ser esquecido, enquanto outro personagem, criado para fins mercadológicos, assume o protagonismo da festa.

Flagrante de ato criminoso em Maringá

Nos últimos anos, iniciativas como o símbolo da “Mary”, uma bola de Natal que incentiva as crianças a doarem presentes para os mais necessitados, buscaram resgatar o espírito solidário das celebrações. No entanto, esses esforços, embora bem-intencionados, também desviam o foco do verdadeiro significado das festas cristãs.

Tanto no Natal quanto na Páscoa, a essência da celebração parece diluir-se em um mar de consumismo e símbolos criados pelo mercado. Essas datas se tornam, cada vez mais, eventos em que o aniversariante legítimo – Cristo – é esquecido, enquanto outros personagens assumem os holofotes como “penetras” em festas que deveriam ser dedicadas a Ele.

A força das palavras de Hauly

Essa evolução nos convida a uma reflexão urgente: estamos celebrando o verdadeiro significado dessas datas ou simplesmente consumindo aquilo que nos é vendido? Talvez o maior presente que possamos dar a nós mesmos seja resgatar a essência do Natal e da Páscoa, voltando nossos corações e mentes para o verdadeiro motivo dessas celebrações.

Gilmar Ferreira

Gilmar Ferreira

Rádios: Eden FM Centenário do Sul -Rádio Colorado AM -Rádio Menina FM de Blumenau Rádio Globo AM Blumenau -Globo FM Maringá -Rede de Rádios Maringá- Metropolitana FM Maringá -Jovem Pan FM - Maringá Emissoras de TV: TV Maringá Band Maringá -Record RIC TV Maringá -RTV 10 Maringá- Record News Rede Mercosul Estado do Paraná : Cerimonialista -Jornalista - MTB 0011341/PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *