Como fica a Pan Maringá 101,3? Polícia Federal inicia investigação sobre informações falsas relacionadas ao uso do Pix.
Em um vídeo recente, o deputado Luiz Carlos Hauly, uma figura reconhecida na política brasileira como de centro-direita, economista e especialista em questões tributárias, explicou que o Pix é uma ferramenta segura, ágil e que tem contribuído significativamente para a inclusão financeira no país. Sendo assim, os argumentos apresentados por Eduardo Bolsonaro, Nikolas Ferreira e, até mesmo, pela comentarista Pâmela Bussolin, na emissora Jovem Pan, na edição desta quinta-feira, refletem desconhecimento ou uma tentativa deliberada de distorcer os fatos para atrair atenção.
“É inaceitável que uma comentarista que é advogada utilize uma espaço em uma emissora de rádio para espalhar informações mentirosas. A liberdade de expressão não deve ser confundida com permissão para propagar desinformação.
Esperamos que, em suas petições como advogada, Pâmela não recorra a dados falsos, como faz em seus comentários na Jovem Pan 101,3. É necessário responsabilidade e compromisso com a verdade, especialmente daqueles que utilizam concessões públicas, como é o caso do rádio, e que influenciam a opinião pública.
As fake news de Pâmela levantam um questionamento sobre o papel da imprensa e de seus comentaristas na difusão de informações. O compromisso com a verdade e com a qualidade das análises é fundamental para manter a credibilidade da imprensa. Cabe à Jovem Pan avaliar e tomar medidas para evitar que situações como esta se repitam com tanta frequência. Afinal, quando o âncora do programa afirma que a emissora tem mais de 4 milhões de ouvintes, o que não é verdade, é difícil esperar um compromisso sério com o combate às fake news nessa emissora. Ou será necessário que a Advocacia-Geral da União peça à Polícia Federal que investigue sobre esses fake news na emissora?
AGU pede que Polícia Federal investigue fake news
Enquanto isso, o vídeo do deputado federal pelo Podemos, Luiz Carlos Hauly, continua circulando amplamente nas redes sociais, sendo compartilhado como um contraponto às afirmações de Pâmela e de outros que insistem em disseminar mentiras sobre o Pix. Não podemos deixar de mencionar que Hauly é contra o governo, mas, mesmo assim, mantém o compromisso com a ética e a verdade dos fatos.” veja: