Anvisa proíbe 47 pomadas para cabelo

Anvisa proíbe 47 pomadas para cabelo


Produtos utilizados para moldar ou fixar cabelo não estavam de acordo com a resolução que estabelece parâmetros de uso seguro para a saúde

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) cancelou na segunda-feira (24) 47 pomadas para fixar ou moldar cabelo. De acordo com a Agência as 47 pomadas não estavam sendo produzidas de acordo com a RDC 814/2023 que regulamenta esta classe de produto. A norma foi estabelecida após a ANVISA receber centenas de notificações de cegueira temporária, inchaço nas pálpebras, lacrimejamento, vermelhidão, dor nos olhos, alergia e cefaleia após a aplicação de diferentes marcas que na época levou à proibição no País de todas as marcas de pomada para cabelo no País. Quem pretende moldar o cabelo deve checar aquias pomadas autorizadas e seguras para a saúde. De acordo com o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, diretor executivo do Instituto Penido Burnier, não vale a pena arriscar. Pomadas não autorizadas podem causar perda definitiva da visão. Ocorreram muitas em 2023.

Febre e dor de garganta pós-Carnaval? Atenção, pode ser a ‘doença do beijo’

Foz do Iguaçu e Curitiba ganham destaque como destinos turísticos no Carnaval



O oftalmologista conta em 2023 chegou a a atender uma paciente que chegou ao consultório com dor intensa quando a pomada penetrou no olho durante o banho. Outros sintomas são cegueira temporária, inchaço nas pálpebras, lacrimejamento, vermelhidão, alergia e dor de cabeça, . Por sorte, comenta, buscou por atendimento imediato. Quando chegou ao consultório estava com a visão bastante embaçada, embora a lesão na córnea tenha sido superficial. “Fizemos uma higienização completa e após o uso de colírios por cinco dias estava completamente recuperada. “Nem todas as mulheres têm a mesma sorte”, ressalta. O contato do propilenoglicol com a córnea pode causar abrasão superficial, mas também provocar cegueira temporária e até perda definitiva da visão, principalmente se o atendimento médico não for imediato.

Fala de Majô sobre ISSQN é parcialmente falsa

Prevenção

Queiroz Neto afirma que os cuidados a serem seguidos para quem aplicou no cabelo uma das pomadas proibidas pela ANVISA antes do produto ser interditado são:

  • Evite sair a pé em dias de chuva.
  • Não tome banhos de piscina ou mar enquanto estiver com a pomada no cabelo.
  • Lave o cabelo para retirar o produto em um salão, ou em casa com a cabeça inclinada para traz, tomando todo cuidado para não respingar uma gota no olho.

Como proceder caso a pomada penetre no olho

Caso o produto penetre no olho Queiroz Neto recomenta lavar abundantemente com água e aplicar compressas feitas com água fria e gaze. Não desaparecendo o desconforto, comenta, consulte um oftalmologista de sua confiança imediatamente para passar por avaliação e higienização profissional do olho. Não espere por melhora espontânea. O especialista ressalta que lesões mais graves na córnea precisam de acompanhamento oftalmológico e prescrição de colírios que variam de acordo com a gravidade de cada caso. “Quanto mais rápido é o atendimento menores são as chances da lesão na córnea ser permanente”, finaliza.

Pomadas proibidas pela ANVISA

  • Pomada Efeito Seco Hair On
  • Forza Pomada Modeladora e Finalizadora Jan Rosê
  • Pomada Líquida Grooming Tuning Nohraan
  • Pomada Modeladora Matte L2k
  • Pomada Matte; Pomada Téia Hair On
  • Pomada Cera Para Cabelo Nohraan
  • Pomada Matte Masculina
  • Pomada Efeito Água Saada
  • Pomada Matte Saada
  • Pomada Matte Uni Cosmetica
  • Pomada 6 Cilindros.
TV Diário
Gilmar Ferreira

Gilmar Ferreira

Gilmar Ferreira Jornalista, apresentador e mestre de cerimônias | MTB 0011341/PR Gilmar Ferreira construiu sua trajetória entre redações, estúdios de televisão, emissoras de rádio e eventos. Sua experiência reúne a apuração jornalística, a apresentação ao vivo e a condução de cerimônias, com atuação no Paraná e em Santa Catarina. Atualmente, é diretor de redação de O Diário de Maringá e atua como mestre de cerimônias em eventos no Paraná e SP. Na televisão, trabalhou como apresentador e âncora na TV Maringá (Band), RIC TV Maringá (Record), Record News (Rede Mercosul) e RTV 10 Maringá. Sua trajetória no rádio inclui passagens, no Paraná, pela Jovem Pan FM, Metropolitana FM, Rede de Rádios, Globo FM, Rádio Colorado AM e Eden FM. Em Santa Catarina, atuou na Rádio Menina FM e na Rádio Globo AM, em Blumenau. Em cada formato, Gilmar leva a experiência de quem conhece a notícia desde a apuração até o momento de comunicá-la ao público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *