Anvisa proíbe 47 pomadas para cabelo

Produtos utilizados para moldar ou fixar cabelo não estavam de acordo com a resolução que estabelece parâmetros de uso seguro para a saúde
A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) cancelou na segunda-feira (24) 47 pomadas para fixar ou moldar cabelo. De acordo com a Agência as 47 pomadas não estavam sendo produzidas de acordo com a RDC 814/2023 que regulamenta esta classe de produto. A norma foi estabelecida após a ANVISA receber centenas de notificações de cegueira temporária, inchaço nas pálpebras, lacrimejamento, vermelhidão, dor nos olhos, alergia e cefaleia após a aplicação de diferentes marcas que na época levou à proibição no País de todas as marcas de pomada para cabelo no País. Quem pretende moldar o cabelo deve checar aquias pomadas autorizadas e seguras para a saúde. De acordo com o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, diretor executivo do Instituto Penido Burnier, não vale a pena arriscar. Pomadas não autorizadas podem causar perda definitiva da visão. Ocorreram muitas em 2023.
Febre e dor de garganta pós-Carnaval? Atenção, pode ser a ‘doença do beijo’
Foz do Iguaçu e Curitiba ganham destaque como destinos turísticos no Carnaval
O oftalmologista conta em 2023 chegou a a atender uma paciente que chegou ao consultório com dor intensa quando a pomada penetrou no olho durante o banho. Outros sintomas são cegueira temporária, inchaço nas pálpebras, lacrimejamento, vermelhidão, alergia e dor de cabeça, . Por sorte, comenta, buscou por atendimento imediato. Quando chegou ao consultório estava com a visão bastante embaçada, embora a lesão na córnea tenha sido superficial. “Fizemos uma higienização completa e após o uso de colírios por cinco dias estava completamente recuperada. “Nem todas as mulheres têm a mesma sorte”, ressalta. O contato do propilenoglicol com a córnea pode causar abrasão superficial, mas também provocar cegueira temporária e até perda definitiva da visão, principalmente se o atendimento médico não for imediato.
Fala de Majô sobre ISSQN é parcialmente falsa
Prevenção
Queiroz Neto afirma que os cuidados a serem seguidos para quem aplicou no cabelo uma das pomadas proibidas pela ANVISA antes do produto ser interditado são:
- Evite sair a pé em dias de chuva.
- Não tome banhos de piscina ou mar enquanto estiver com a pomada no cabelo.
- Lave o cabelo para retirar o produto em um salão, ou em casa com a cabeça inclinada para traz, tomando todo cuidado para não respingar uma gota no olho.
Como proceder caso a pomada penetre no olho
Caso o produto penetre no olho Queiroz Neto recomenta lavar abundantemente com água e aplicar compressas feitas com água fria e gaze. Não desaparecendo o desconforto, comenta, consulte um oftalmologista de sua confiança imediatamente para passar por avaliação e higienização profissional do olho. Não espere por melhora espontânea. O especialista ressalta que lesões mais graves na córnea precisam de acompanhamento oftalmológico e prescrição de colírios que variam de acordo com a gravidade de cada caso. “Quanto mais rápido é o atendimento menores são as chances da lesão na córnea ser permanente”, finaliza.
Pomadas proibidas pela ANVISA
- Pomada Efeito Seco Hair On
- Forza Pomada Modeladora e Finalizadora Jan Rosê
- Pomada Líquida Grooming Tuning Nohraan
- Pomada Modeladora Matte L2k
- Pomada Matte; Pomada Téia Hair On
- Pomada Cera Para Cabelo Nohraan
- Pomada Matte Masculina
- Pomada Efeito Água Saada
- Pomada Matte Saada
- Pomada Matte Uni Cosmetica
- Pomada 6 Cilindros.