Fernando Brambilla: “Luminárias de LED poderá incrementar o comércio de Santa Fé”
As luminárias de LED, além do consumo menor de energia, com custos menores, oferecem melhor visibilidade para motoristas, pedestres e ciclistas. Essa relação de economicidade, durabilidade e baixa agressão ao meio ambiente gera um custo mais baixo em comparação as outras lâmpadas.
Nesse sentido a administração pública de Santa Fé, na gestão Fernando Brambilla e Valdo Margutti, seguiram essa tendência mundial das grandes cidades e inovaram também a iluminação pública com a troca por luminárias de LED, com recursos próprios destinados a tal empreita e com o projeto iniciando pelas avenidas Presidente Getúlio Vargas e Presidente Kennedy (principais avenidas da cidade), substituindo 109 luminárias nas respectivas avenidas, prevendo expansão das mesmas pela malha de iluminação da cidade, que na sequência já será ampliada até o trevo de entrada da cidade, perpassando por todo o parque industrial.
Além do menor consumo de energia, estima-se que a baixa manutenção e alta durabilidade das luminárias de LED gerará economia por mais de 10 anos. A gestão também entende que a substituição por luminárias de LED poderá incrementar o comércio local, uma vez que com o emprego da luz artificial se estimula o uso das vias públicas em horas mais avançadas – e por isso é um serviço diretamente ligado à questão da segurança.