Frota elétrica da JBS promove impacto na preservação ambiental no Paraná

Frota elétrica da JBS promove impacto na preservação ambiental no Paraná

Frota elétrica da JBS promove impacto na preservação ambiental no Paraná

Modelo de veículo alia sustentabilidade à estratégia operacional e aproveita até 90% da energia disponível, em contraste com os 30% de um veículo a diesel

A JBS, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, multiplicou por sete a sua frota elétrica em nível nacional, evitando a emissão direta de mais de 5,2 mil toneladas de CO2. O dado equivale à absorção anual de CO2 de 237 mil árvores adultas ou a 1.080 voltas ao redor do mundo em um carro. A expansão corresponde à utilização de veículos 100% elétricos no Brasil nos últimos três anos. Ao todo, a operação conta com 281 caminhões no país.

No Paraná, a frota da No Carbon – empresa da JBS especializada na locação de caminhões elétricos no território brasileiro – atua por meio da operacionalização de 18 veículos, sendo quatro deles em Pinhais, disponibilizados para a Friboi – empresa do Grupo JBS – e outros 14 para a Seara, empresa também pertencente à JBS. Desses 14 caminhões, três atuam no município de Rolândia, dez atuam em Pinhais e um opera na cidade de Lapa. A utilização destes veículos impacta diretamente no desenvolvimento do modelo sustentável tanto nos municípios quanto nos deslocamentos realizados diariamente por todo o estado.

Os caminhões têm capacidade para até três toneladas e são equipados com baús frigoríficos que mantêm os produtos resfriados e congelados dentro das normas exigidas, sem consumir a energia do próprio veículo. Com autonomia de até 150 km, são a solução ideal para operações urbanas. Especializada na gestão de caminhões elétricos, a No Carbon atua em todas as etapas – da aquisição à operação dos veículos. Com o apoio de parceiros e o uso de telemetria e sistemas de georreferenciamento, a empresa tem contribuído para otimizar a logística da JBS, proporcionando ganhos em segurança e eficiência operacional. Além disso, o uso de caminhões elétricos está alinhado aos princípios do GHG Protocol, que orienta a medição das emissões de CO2.

Conforme Armando Volpe, Diretor-Comercial da No Carbon, a ampliação da frota de Veículos Urbanos de Carga (VUC) elétricos concilia o compromisso com a sustentabilidade ambiental à eficiência do transporte. “Investir em soluções sustentáveis significa aliar a prevenção ao meio ambiente com a otimização das operações. Além de minimizar a emissão de CO2, os caminhões elétricos da nossa frota reduzem os custos operacionais e de manutenção em comparação aos modelos a diesel, aproveitando até 90% da energia disponível. Ou seja, trata-se de uma solução vantajosa para a JBS, para os nossos parceiros e, principalmente, para a promoção de um mundo sustentável”, afirma.

Sobre a JBS no PR

A JBS possui operação em 11 cidades do Paraná, entre fábricas e centros de distribuição das unidades de negócios, conta com mais de 14 mil colaboradores em todo o Estado e mais de 2.500 produtores rurais integrados.

No Brasil, a JBS é uma das maiores empregadoras do país, com 158 mil colaboradores. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação: Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre muitas outras, que chegam todos os dias às mesas de consumidores em 190 países. A empresa investe em negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, envoltórios naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transportes, com foco na economia circular.

Mirella Pasqual

Mirella Pasqual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *