Em um mato, mas com cachorro e dengue: trocadilho à parte, o caso é grave

Moradores próximos ao antigo Tropical Water Park, em Maringá, estão preocupados com uma situação alarmante: pessoas têm abandonado cães no local. Apesar do tom leve do trocadilho da manchete, o assunto é sério e envolve maus-tratos a animais.
De acordo com relatos, os cães acabam caindo dentro das antigas piscinas do parque, que estão sem água, e ficam presos, sem conseguir sair. Além do sofrimento dos animais, o problema tem causado incômodo à vizinhança, que já acionou o serviço 156 da Prefeitura para registrar reclamações. No entanto, até o momento, nenhuma providência foi tomada.
Deus brasileiro, papa maringaense?
O local também acumula lixo e entulho, o que agrava ainda mais a situação. As piscinas abandonadas, mesmo sem água visível em alguns momentos, podem acumular pequenas poças após chuvas, tornando-se potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A comunidade teme que o espaço acabe se tornando um foco de doenças.
Vale lembrar que abandonar animais é crime no Brasil. Segundo a Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), o abandono e os maus-tratos a animais domésticos ou domesticados são puníveis com pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda. A pena foi ampliada pela Lei nº 14.064/2020, especialmente em casos que envolvem cães e gatos.
Alexandre de Moraes está com os dias contados, diz deputado investigado por rachadinha
Moradores cobram uma ação urgente das autoridades para resgatar os animais, limpar a área e impedir que o antigo parque continue sendo usado como ponto de descarte de lixo e abandono de animais. Veja nas imagens abaixo a realidade do local.