No governo Bolsonaro, quadrilhas criaram entidades fantasmas para roubar aposentados 

No governo Bolsonaro, quadrilhas criaram entidades fantasmas para roubar aposentados 

A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Gleisi Hoffmann, usou as redes sociais para denunciar as fake news que têm sido espalhadas por setores da extrema direita, como o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), sobre as fraudes envolvendo entidades fantasmas no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Expoingá recebe a Exposição Nacional Charolês 2025 de 14 a 18 de maio

Segundo Gleisi, a tentativa de atribuir ao governo Lula a responsabilidade pelos crimes é uma manobra para esconder a omissão e o descaso do governo anterior. “Foi no governo Bolsonaro que quadrilhas criaram entidades fantasmas para roubar os aposentados, sem que nada fosse feito para investigá-las ou coibir sua ação no INSS”, afirmou a ministra, em publicação na rede X (antigo Twitter).

Gleisi também ressaltou que a esmagadora maioria das associações fraudulentas investigadas começou a atuar entre 2019 e 2022, período correspondente ao governo de Jair Bolsonaro. O auge das reclamações ocorreu em 2021, em plena pandemia, com mais de 110 mil registros de denúncias. Somente entre 2021 e 2022, foram liberados R$ 130 bilhões em empréstimos consignados, e o número de reclamações saltou para 168 mil, evidenciando o descontrole e a omissão do governo Bolsonaro.

Dermatologia estética: quiet beauty valoriza naturalidade

Gleisi lembrou ainda que a Medida Provisória de 2019, que exigia autorização individual para os descontos em benefícios previdenciários, nunca foi cumprida pelos órgãos responsáveis no governo anterior — como a Secretaria da Previdência, o Ministério do Trabalho e o próprio INSS.

Mais grave ainda, segundo Gleisi, foi a aprovação e sanção, já em 2022, de outra medida provisória, pelo governo Bolsonaro, que acabou com a exigência de autorização individual e verificada para os descontos. Vale ressaltar que 12 associações que estão sendo investigadas são ligadas a partidos de direita.
“Não foi uma ‘coisa da esquerda’, como estão mentindo agora”, disse.

A ministra ressaltou que apenas com o governo do presidente Lula as fraudes começaram a ser enfrentadas com seriedade, por meio de ações articuladas da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU). “É com o aprofundamento das investigações que vamos encontrar as origens e os responsáveis por esse ataque aos aposentados. As quadrilhas e as associações fraudulentas terão de devolver tudo que roubaram”, garantiu.

Gleisi finalizou cobrando responsabilidade dos parlamentares bolsonaristas que agora tentam manipular a opinião pública. “O momento exige medidas sérias e mudanças profundas, como o governo está fazendo. Exige a busca da verdade, não as mentiras oportunistas de quem não investigou nada e nunca se preocupou em proteger os aposentados.”

Imprensa Gleisi Hoffmann

Gilmar Ferreira

Gilmar Ferreira

Rádios: Eden FM Centenário do Sul -Rádio Colorado AM -Rádio Menina FM de Blumenau Rádio Globo AM Blumenau -Globo FM Maringá -Rede de Rádios Maringá- Metropolitana FM Maringá -Jovem Pan FM - Maringá Emissoras de TV: TV Maringá Band Maringá -Record RIC TV Maringá -RTV 10 Maringá- Record News Rede Mercosul Estado do Paraná : Cerimonialista -Jornalista - MTB 0011341/PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *