Jornada de Inovação Bancorbrás Social premia iniciativas de turismo sustentável

Jornada de Inovação Bancorbrás Social premia iniciativas de turismo sustentável

Duas organizações sociais foram reconhecidas, em abril, com um prêmio de R$45 mil cada, após se destacarem na Jornada de Inovação Bancorbrás Social — um projeto criado pelo Instituto Bancorbrás em parceria com a Phomenta para apoiar ideias inovadoras no turismo sustentável.

As premiadas foram a Fábrica dos Sonhos, de São Lourenço (MG), e a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), de Curitiba (PR). As duas participaram da jornada desde o início, em 2024, passando por oficinas, mentorias e testes das ideias que criaram.

“Apoiamos projetos que geram impacto concreto nas comunidades, promovendo autonomia local e a valorização do território, ao mesmo tempo em que contribuem para a proteção dos nossos ecossistemas”, afirma Roberta Abreu, Gerente Executiva do Instituto Bancorbrás.

Um projeto acessível e colaborativo

O projeto foi gratuito, realizado on-line e aberto para todo o Brasil. Mais de 200 organizações se inscreveram. Dessas, cinco chegaram à fase final e colocaram suas ideias em prática com o apoio de um capital semente de R$2 mil cada.

Projetos finalistas:

  • Centro Cidadania (PB) – criou roteiros culturais no Sertão paraibano;
  • Instituto Juruá (AM) – desenvolveu vivências de turismo científico na Amazônia;
  • Despertar Trancoso (BA) – organizou roteiros culturais feitos por jovens da comunidade;
  • Fábrica dos Sonhos (MG) – promove o turismo afetivo e comunitário na Serra da Mantiqueira;
  • SPVS (PR) – oferece visitas educativas em reservas naturais no litoral do Paraná.

Em dezembro de 2024, durante o evento de encerramento, cada organização apresentou sua ideia e os resultados dos testes. As duas iniciativas com maior destaque — Fábrica dos Sonhos e SPVS — foram escolhidas para receber o investimento final, que vai ajudar a colocar os projetos em prática de forma mais estruturada.

“É um misto de emoções”, comentou Mariana Bassouto, representante da SPVS, durante o evento. “São mais de 40 anos de instituição e mais de 24 anos atuando no território, então é muito importante para nós esse reconhecimento. Tenho certeza que é o primeiro passo dessa jornada”, finalizou. “Obrigado ao Instituto Bancorbrás, obrigado a Phomenta. Estamos todos muito felizes. Vai ter Roça no Turismo”, disse Herbert Santo, da Fábrica dos Sonhos. 

Próximos passos

As cinco OSCs finalistas agora seguem acompanhadas por mentorias especializadas e as vencedoras do aporte também receberão visitas de campo ao longo de 2025. O objetivo é apoiar a implementação estruturada dos projetos e ampliar alcance e impacto.

“Durante a jornada tivemos projetos que ainda eram ideais bem embrionárias, até projetos já robustos e em pleno funcionamento. E conseguimos, de forma conjunta, aprender juntos, testar juntos e avançar. Tudo isso com olhar atento ao território, com o impacto positivo sendo o norte de cada ação”, aponta Ci Freitas, da Phomenta. 

DINO