Projeto “Amigo da Saúde” propõe atendimento mais humanizado nas unidades de saúde de Maringá

Projeto “Amigo da Saúde” propõe atendimento mais humanizado nas unidades de saúde de Maringá


Projeto “Amigo da Saúde” propõe atendimento mais humanizado nas unidades de saúde de Maringá

O vereador Guilherme Machado(PL) protocolou um projeto de lei inovador que busca transformar a forma como os conflitos são gerenciados nas unidades de saúde de Maringá. Trata-se do programa “AS – Amigo da Saúde”, que propõe a criação de um novo agente dentro da rede municipal de saúde, com foco na mediação, escuta ativa e acolhimento.

Maringá conta atualmente com duas UPAs, 35 Unidades de Saúde, o Hospital Municipal e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Em momentos de conflito ou tensão nesses locais, a solução mais comum é acionar a Guarda Municipal. No entanto, essa abordagem, apesar de necessária em certos casos, pode gerar ainda mais desconforto para o cidadão que busca atendimento e para o servidor da saúde que já enfrenta uma rotina exaustiva.

O Amigo da Saúde será um servidor público capacitado especialmente para atuar nesses contextos, oferecendo uma mediação mais humanizada e eficaz. Ao invés de chegar fardado, como ocorre com a GM, o AS usará roupas comuns e crachá de identificação, adotando uma postura de diálogo e empatia. Ele conversará diretamente com o cidadão para entender o problema, verificar se há falhas no atendimento, prestar esclarecimentos e, se necessário, acionar a Secretaria Municipal de Saúde para agilizar soluções.

“O objetivo não é substituir a Guarda Municipal, mas evitar que ela seja acionada em situações que podem ser resolvidas com diálogo, atenção e cuidado”, explica o vereador Guilherme Machado. “Queremos valorizar a saúde pública e tornar o ambiente das unidades mais tranquilo e acolhedor para todos.”

Com o AS, a expectativa é de reduzir o número de conflitos, melhorar a relação entre pacientes e profissionais de saúde e reforçar a imagem do serviço público como um espaço de respeito e dignidade.

O projeto agora segue para tramitação na Câmara Municipal. Se aprovado, poderá se tornar uma importante referência para outras cidades que buscam soluções mais humanas e eficientes na gestão da saúde pública.

Gilmar Ferreira

Gilmar Ferreira

Perfil Profissional: Gilmar Ferreira (MTB 0011341/PR) Gilmar Ferreira consolida uma carreira multifacetada como jornalista, apresentador de programas de TV e mestre de cerimônias, unindo o rigor da investigação à fluidez da comunicação ao vivo. Com atuação destacada no Paraná e Santa Catarina, ele imprime autoridade técnica e sensibilidade humana em cada projeto que lidera. Atuação Estratégica Atual Diretor de Redação: O Diário de Maringá. Comentarista: Programa Paraná Cidadesno Canal 10.1 e RDR FM 93,3. Mestre de Cerimônias: Atuação oficial em eventos de destaque no Estado do Paraná. Experiência em Televisão Reconhecido pela presença de vídeo e condução de pautas complexas, Gilmar atuou como apresentador de programas e âncora nas seguintes emissoras: TV Maringá (Band) RIC TV Maringá (Record) Record News (Rede Mercosul) RTV 10 Maringá Trajetória no Rádio Com passagens por emissoras líderes de audiência, sua voz é referência em informação e entretenimento: Paraná: Jovem Pan FM, Metropolitana FM, Rede de Rádios, Globo FM, Rádio Colorado AM e Eden FM. Santa Catarina: Rádio Menina FM e Rádio Globo AM (Blumenau)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *