Coronavirus – os animais podem se infectar?
Em tempos de pandemia dúvidas e questionamentos a respeito do Coronavírus, seus sintomas e principalmente meios de contaminação, surgem entre as pessoas. Muita gente se pergunta sobre os animais de estimação. Afinal de contas, meu pet pode contrair e transmitir o temido COVID-19?
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) não há comprovação que animais de companhia possam contrair e transmitir a COVID-19. Embora um caso noticiado em Hong-Kong de um cão portador do vírus esteja sendo investigado, a comunidade científica acredita ser pouco provável que o vírus possa infectar animais de estimação. Para isso, seria necessário que a proteína viral passasse por uma mutação para se ligar a um hospedeiro diferente, como o cão e o gato. Entretanto, a OMS recomenda que os proprietários infectados com COVID-19 mantenham contato restrito com seus animais de estimação durante o período de isolamento.
Existe uma variação do vírus corona que causa uma infecção muito conhecida nos cães. Essa doença apresenta-se como uma diarreia intensa, podendo levar a sinais graves e até a morte, sendo preconizado a vacinação como medida de prevenção. Tal doença não é transmitida aos humanos, assim como o COVID-19 não é transmitido aos animais. Contudo, bons hábitos de higiene são fundamentais para garantir a saúde do proprietário, seus familiares e seu animal de estimação. Ao chegar em casa orienta-se que o proprietário não brinque com seu animal antes de higienizar as mãos com água, sabão e álcool em gel, pois, se a mão estiver contaminada pode haver deposição do vírus no pelo do animal, tornando-o um vetor, assim como não encostar em objetos e superfícies sem antes haver a correta higienização das mãos.