Podcasts trazem crônicas inéditas do escritor Manoel Carlos Karam

Podcasts trazem crônicas inéditas do escritor Manoel Carlos Karam

Podcasts trazem crônicas inéditas do escritor Manoel Carlos Karam

Áudios mesclam vozes de pai e filho e apresentam curiosidades do autor; novo livro de Karam será lançado no dia 06/09, em Curitiba

Já estão disponíveis no YouTube e no Spotify os primeiros dos 30 podcasts que trazem crônicas inéditas do escritor Manoel Carlos Karam [1947-2007]. As gravações foram realizadas a partir do acervo do autor – com trechos de leituras que ele mesmo fazia na Rádio Band News FM Curitiba, entre os anos de 2006 e 2007 – aos trabalhos do filho, Bruno Karam.

O resultado é uma preciosa viagem íntima e literária pela obra de um dos grandes cronistas brasileiros. Os novos episódios – que mesclam as vozes de pai e filho, exploram a sensibilidade, o olhar crítico do autor e curiosidades biográficas – vão ao ar toda segunda e quarta-feira e podem ser ouvidos gratuitamente nas duas plataformas digitais.

Múltiplas ações inéditas

“Esses conteúdos em áudio integram um grande projeto cultural gratuito, que contempla muitas novidades sobre Manoel Carlos Karam; tudo para que o público conheça, aprecie, leia, ouça e valorize a obra de Karam”, explica o produtor do projeto, Cristiano Nagel.

Além dos 30 podcasts, as ações incluem a publicação de um livro inédito do escritor – intitulado “Crônicas de Alhures do Sul”, cujo lançamento e bate-papo está confirmado para o dia 06/09, às 14h, na Livraria Arte & Letra -, a realização de 5 oficinas de formação voltadas a professores e mediadores, 30 rodas de leitura para jovens e adultos além da distribuição de 100 exemplares no dia do lançamento. Todas as ações serão realizadas em Curitiba e terão entrada franca.

“Mais do que uma homenagem, esta é uma proposta de circulação e escuta para que as palavras de Manoel Carlos Karam sigam em movimento entre pági¬nas, vozes e encontros com novos leitores e ouvintes”, complementa Nagel.

Quem foi Manoel Carlos Karam?

Foi um escritor, jornalista e dramaturgo brasileiro que nasceu em Rio do Sul (SC) em 25 de abril de 1947, viveu em Curitiba desde 1966 e faleceu na capital paranaense em 1º de dezembro de 2007.

Escreveu e dirigiu 20 peças de teatro na década de 1970. A partir dos anos 1980, passou a se dedicar aos livros e em 1995 venceu o Prêmio Cruz e Souza de Literatura, com a obra Cebola. Escreveu 14 livros com textos que possibilitem inúmeras leituras, apresentam personagens e enredos inquietantes.

Como jornalista, trabalhou na RPC TV, nos jornais O Estado do Paraná, Tribuna do Paraná e na prefeitura de Curitiba. Deixou crônicas inéditas e outros textos a serem publicados.

No dia 2 de dezembro de 2008, a Casa da Leitura do Parque Barigui, mantida pela prefeitura de Curitiba, foi batizada com o nome do escritor. O espaço abriga a biblioteca particular de Manoel Carlos Karam, composta de mais de três mil volumes, recebe excursões escolares e tem um auditório – com pôsteres das peças escritas por Karam – que serve como local para palestras e rodas de leitura.

O projeto cultural intitulado Crônicas de Alhures do Sul é realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba e tem o apoio do Colégio Positivo e Universidade Positivo.

Serviço:

O que: Podcasts apresentam crônicas inéditas do escritor Manoel Carlos Karam

Onde ouvir: Gratuitamente no YouTube (@ArteeLetra) e no Spotify pelo link https://encurtador.com.br/ugsnQ ou busca Crônicas de Alhures do Sul Editora Arte e Letra

Total: Serão disponibilizados 30 podcasts. Os novos episódios vão ao ar toda segunda e quarta-feira nas duas plataformas digitais

Informações sobre todo o projeto cultural: Com Cristiano Nagel pelo tel. 41-99822-0699 e e-mail crisnagel@yahoo.com.br

Mirella Pasqual

Mirella Pasqual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *