Com tons naturais, MDF assume protagonismo na decoração contemporânea

Com tons naturais, MDF assume protagonismo na decoração contemporânea

Presente em dois ambientes da Mostra Black Home Sul, mobiliário da Movepar Curitiba explora cores que resgatam a relação com a madeira e remetem ao contato com a natureza

O MDF assume cada vez mais protagonismo na decoração contemporânea, refletindo tendências que privilegiam a naturalidade, o conforto e a sofisticação. Na Mostra Black Home Sul, em Curitiba, o mobiliário da Movepar Curitiba está presente em dois ambientes (na Suíte do Empresário e na Cozinha Gourmet e Jardim) que ilustram de forma clara esse movimento, ao apostar em acabamentos que traduzem elegância e praticidade, além de uma paleta cromática alinhada ao desejo por aconchego e autenticidade.

Entre as principais direções do mercado estão os tons naturais e terrosos, que resgatam a relação com a madeira e remetem ao contato com a natureza. Marrons, beges, cinzas suaves e nuances que se aproximam do verde e do terracota aparecem com destaque, criando atmosferas mais quentes e acolhedoras.

Diogo Henrique Oliveira, diretor da Movepar Curitiba, explica que o uso dos acabamentos amadeirados surgiu com força na década de 1960, quando laminados passaram a reproduzir a estética da madeira em móveis de produção em série. No Brasil, ganhou corpo a partir dos anos 1990, com a consolidação do MDF como material de referência para o mobiliário. “A evolução tecnológica permite padrões cada vez mais realistas, com texturas sincronizadas que reproduzem veios naturais ao toque. Hoje, esse recurso é parte central da decoração contemporânea, alinhado à busca por conforto, naturalidade e sustentabilidade”, pontua.

Segundo o diretor, em versões amadeiradas realistas e superfícies foscas, o MDF reforça a sensação de material orgânico, ao mesmo tempo em que garante resistência e versatilidade aos móveis. “Essa combinação de texturas naturais com cores sóbrias se confirma como tendência, especialmente em projetos de alto padrão que buscam aliar estética e durabilidade”, afirma.

AMBIENTES

Na Suíte do Empresário, projetada pelas arquitetas Rosa Dalledone e Camila Dalledone Gasparin, os móveis da Movepar dão vida a curvas aerodinâmicas inspiradas no design automotivo, aplicadas a painéis e ao mobiliário em MDF. O uso de tons amadeirados profundos dialoga com a iluminação estratégica e reforça o caráter contemporâneo do espaço.

Suite do Empresário na Mostra Black Home Sul. Crédito Antonio More

Já na Cozinha Gourmet e Jardim, assinada pela arquiteta Viviane Busch, a marcenaria planejada traz o MDF em acabamentos claros e texturas naturais, criando contraste com pedras e vigas aparentes. Nesse ambiente, um detalhe que se destaca é a aplicação de palha natural em portas da despensa, solução que valoriza o toque artesanal e conecta o mobiliário à tendência de aproximar os interiores da natureza. A integração entre madeira, fibras naturais e iluminação embutida traduz o conceito de “novo luxo”, em que a sofisticação se expressa pela personalização e pela escolha criteriosa dos materiais, sem excessos.

Para Simone Oliveira, diretora da Movepar Curitiba, o MDF se consolidou como uma plataforma criativa para o design de interiores. “É um material que oferece versatilidade e se transforma em um protagonista em projetos que pedem inovação e precisão técnica”.

Ela destaca, ainda, que a personalização é o ponto central da marcenaria contemporânea. “O MDF nos permite entregar soluções sob medida, integrando ferragens de alta performance, iluminação embutida e acabamentos diferenciados. Nos ambientes da Mostra Black Curitiba, foi possível mostrar como o material acompanha a evolução do morar com durabilidade, estética refinada e funcionalidade”, salienta.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *