UEM Sediará Fórum Paranaense de Cannabis para Debater Avanços na Legislação e Acesso a Tratamentos

UEM Sediará Fórum Paranaense de Cannabis para Debater Avanços na Legislação e Acesso a Tratamentos

Nos dias 9 e 10 de outubro, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) será o ponto de encontro para um dos mais importantes debates sobre a cannabis no estado: o 4º Fórum Paranaense de Cannabis e 1º Simpósio da UEM sobre o tema. O evento, que acontecerá no auditório da Biblioteca Central da universidade, reunirá pesquisadores, profissionais da saúde, parlamentares, associações de pacientes e a sociedade civil para discutir os avanços na regulamentação, o acesso público à terapia canábica e o potencial econômico e social da planta.

Paraná confirma dois casos de contaminação por metanol em bebidas

Presença confirmada pelo quarto ano consecutivo, a médica Amanda Medeiros Dias, com certificação internacional em medicina endocanabinoide e que atende mais de dois mil pacientes, ressalta a importância do fórum como catalisador de mudanças. “A Lei Pétala, que ajudei a construir junto com o deputado estadual Goura (PDT), foi idealizada no Fórum e está em vigor desde 2023”, enfatiza a médica, que representará a Associação Divina Flor. “O debate proposto ao longo dessas edições também colabora para que os tratamentos à base de canabinoides sejam mais aceitáveis pela população, já que a própria imprensa tem divulgado mais o tema e as pessoas estão entendendo a importância medicinal da planta, apesar do preconceito”, completa.

A programação do evento é extensa e diversificada, abordando desde a ciência e a legislação até a geração de renda e a reparação social.

Destaques da Programação:
No primeiro dia (09/10), as mesas redondas discutirão o “Status e avanços possíveis no Paraná e no Brasil” e os “Caminhos para a efetivação do Acesso Público de Terapia Canábica”, esta última com a mediação do Deputado Estadual Goura e a participação de diversas associações de pacientes do sul do país. A palestra de abertura será ministrada pela Dra. Jackeline Barbosa, presidente da Associação Médica Brasileira de Endocanabinologia (AMBCANN).

Ratinho Junior defende tirar dinheiro da educação e saúde para fazer obras

O segundo dia (10/10) será marcado por oficinas práticas, como a de “Extração de Óleo Artesanal” e de “Cultivo e Melhoramento Genético de Cannabis”, esta ministrada por Sergio Barbosa Ferreira Rocha, fundador da primeira empresa autorizada a cultivar cannabis no Brasil. As plenárias deliberativas focarão nos avanços da Lei Pétala e na inclusão social e geração de renda como instrumentos de reparação. A mesa redonda “Plantar Justiça: Geração de Renda com Cannabis Legal” trará especialistas para debater o empreendedorismo no setor e a necessidade de uma tributação justa.

O evento contará ainda com apresentação de trabalhos acadêmicos, feira de empreendedores, espaço kids e um encerramento cultural com batalha de rimas e discotecagem, reforçando o caráter plural e informativo do encontro.

Redação O Diário de Maringá

Redação O Diário de Maringá

Notícias de Maringá e região em primeira mão com responsabilidade e ética

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *