Em um mês de suporte nutricional remoto, a Prefeitura de Maringá já entregou mais de 600 unidades de suplementos nutritivos e fórmulas infantis nas casas de mais de 380 pacientes
O atendimento está inserido no Serviço de Atenção Domiciliar da Secretaria de Saúde. O SAD foi implantado para que o atendimento em saúde ocorra em casa, evitando, assim, a exposição de pacientes ao risco de contágio na rua e unidades de saúde.
Desde o início do programa, no dia 23 de março, o serviço atendeu a média de 60 adultos e 320 crianças e adolescentes. As equipes realizam acompanhamento e orientação de adultos e crianças inseridos na rede de atenção básica, além da distribuição de dietas enterais e fórmulas infantis.
O objetivo do serviço é evitar que os pacientes saiam de casa, bloqueando possível contaminação por covid-19 de quem tem algum outro tipo de enfermidade.
No SAD também são realizados internamentos decorrentes de outras complicações em saúde, desde que avaliada a estrutura da residência por equipes da Secretaria de Saúde. O formato é adotado para pacientes das unidades de pronto atendimento e do Hospital Municipal sem suspeitas do covid-19, que recebem atendimento médico e de enfermagem em casa, até receberem alta.
Saiba mais
Para ser incluído no atendimento nutricional pelo SAD é necessário ir até a Unidade de Básica de Saúde (UBS) de referência para avaliação.VOLTE