Câmara de Maringá recebe troféu do Prêmio Gestor Público Paraná 2025 com projeto da Escola Legislativa

Câmara de Maringá recebe troféu do Prêmio Gestor Público Paraná 2025 com projeto da Escola Legislativa

A Câmara de Maringá recebeu o troféu do Prêmio Gestor Público Paraná 2025 com o projeto “Legislar o Futuro: Cultivando Lideranças”, desenvolvido pela Escola Legislativa da instituição. A cerimônia foi realizada nesta terça-feira (21), na Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba. O projeto conquistou o troféu na categoria Educação.

Durante o evento, a presidente da Câmara, vereadora Majô, e o coordenador da Escola Legislativa, Joaquim dos Santos, representaram o Legislativo maringaense. Para Majô, a conquista simboliza o compromisso da Câmara em unir educação, política e cidadania.

Promovido pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Paraná (Sindafep), o prêmio teve como tema desta edição “Acessibilidade e Inclusão-O espaço público com dignidade para todos os cidadãos”. Foram inscritos 137 projetos, de 45 municípios, dos quais 35 foram premiados como exemplos de gestão pública inovadora e transformadora.

 “Estar aqui, entre tantas iniciativas transformadoras, é a prova de que a gestão pública, quando feita com propósito, tem o poder real de mudar vidas. Esse prêmio simboliza mais do que uma conquista institucional: ele confirma que educar é um ato de gestão pública e que a Câmara de Maringá está comprometida em fazer política com resultados, sensibilidade e propósito”, destacou a presidente.

A parlamentar também fez questão de ressaltar o trabalho desenvolvido pela equipe da Escola Legislativa.

“Viemos representar Maringá com o projeto da Escola Legislativa entre os finalistas deste prêmio tão importante. É o momento de valorizar o trabalho que a Câmara tem feito, em especial o Joaquim, que já impactou centenas de vidas em nossa cidade. Inclusive, temos hoje vereadores que passaram pelos projetos da Escola Legislativa. Fico muito honrada em receber esse prêmio, mas o mérito é todo dele. Parabéns, Joaquim, e que possamos continuar conquistando mais e mais prêmios para Maringá”, completou Majô.

Para o coordenador Joaquim dos Santos, o reconhecimento estadual é fruto de um trabalho coletivo e contínuo.

“A Escola Legislativa nasceu com o propósito de abrir as portas do Legislativo e formar novas lideranças. Ver esse projeto entre os finalistas é uma grande honra, mas, acima de tudo, é uma motivação para continuarmos investindo em educação, cidadania e participação social”, afirmou Joaquim.

Criada em 2013, a Escola Legislativa da Câmara de Maringá tem como missão aproximar a comunidade do Legislativo e formar cidadãos conscientes do papel da política na sociedade. Sob a coordenação de Joaquim dos Santos desde sua fundação, a Escola se consolidou como um espaço de aprendizado, diálogo e inovação institucional.

Entre os programas de destaque estão o Vereador Mirim, o Parlamento Jovem e o Estágio-Conhecimento, além de ações como visitas guiadas, feiras de livros e concursos culturais. O impacto das iniciativas é evidente: muitos ex-participantes hoje ocupam cargos públicos e posições de liderança, evidenciando o papel transformador da Câmara de Maringá na formação cidadã.

Essa premiação é o compromisso da atual gestão com uma política educativa, participativa e transformadora.

Redação O Diário de Maringá

Redação O Diário de Maringá

Notícias de Maringá e região em primeira mão com responsabilidade e ética

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *