Zeca Dirceu se solidariza com vítimas do tornado no Paraná e atua junto ao governo federal para garantir socorro imediato
Deputado mantém contato direto com o ministro da Integração e Defesa Civil Nacional e reforça união de esforços entre governo federal, estadual e prefeituras.
O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) manifestou solidariedade às famílias atingidas pelo tornado que devastou áreas no interior do Paraná, especialmente o município de Rio Bonito do Iguaçu, na região Centro-Oeste do estado. O fenômeno, com ventos estimados entre 200 e 250 km/h, provocou destruição em várias localidades, deixando um rastro de prejuízos e comoção. Até o início da manhã, havia a confirmação de 5 vítimas fatais e mais de 130 feridos, segundo as autoridades locais.
Segundo o parlamentar, desde o primeiro momento sua equipe está mobilizada para garantir que o socorro federal chegue com rapidez às comunidades atingidas.
“Ontem mesmo me comuniquei com o ministro Waldez Góes, da pasta da Integração e Defesa Civil Nacional. O governo federal, por determinação do presidente Lula, já reconheceu sumariamente a catástrofe, acelerando o processo de resposta e assistência, assim como foi feito no Rio Grande do Sul”, destacou Zeca Dirceu.
O deputado ressaltou que há uma ação coordenada entre a Defesa Civil Nacional, o governo do Paraná e as prefeituras, para que os recursos e equipes cheguem o quanto antes às áreas mais afetadas.
“É hora de somarmos forças. Já conversei com lideranças locais, vereadores e o prefeito Sezar Bovino, de Rio Bonito do Iguaçu, com quem estive há duas semanas entregando máquinas e equipamentos para a agricultura. Estamos trabalhando juntos para reconstruir as cidades atingidas e apoiar as famílias que perderam tanto”, afirmou.
Zeca Dirceu informou ainda que está em contato com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Incra, uma vez que assentamentos rurais também foram atingidos pelo tornado. O parlamentar já vinha articulando medidas junto à Defesa Civil Nacional e ao secretário nacional Wolnei Wolff Barreiros, em razão das fortes chuvas que haviam causado transtornos em outras regiões do estado nas últimas semanas.
“É uma região onde tenho atuação constante, laços de amizade e muita gratidão. A situação é grave, mas estamos empenhados em garantir que o apoio chegue a todos”, disse.


