Gleisi coordena ação da Defesa Civil Nacional no Paraná em apoio às famílias atingidas por tornado

Gleisi coordena ação da Defesa Civil Nacional no Paraná em apoio às famílias atingidas por tornado

A ministra Gleisi Hoffmann, da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, acompanha neste sábado (8) a equipe da Defesa Civil Nacional que segue para o Paraná para prestar socorro e apoio às famílias atingidas pelo tornado que devastou parte do município de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do estado, na tarde desta sexta-feira (7).

Sob a orientação do presidente Lula, o governo federal enviou uma força-tarefa para atuar na região, com o objetivo de apoiar os municípios nas ações de socorro, ajuda humanitária e reconstrução.

A ministra estará acompanhada pelo ministro interino da Saúde, Adriano Massuda, pelo diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Braun, e pelo secretário especial de Assuntos Federativos da SRI, Julio Pinheiro. Também integram a comitiva representantes da Defesa Civil Nacional, designados pelo ministro Waldez Góes, e o diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Carlos Carboni.

“A missão é levar apoio do governo federal às vítimas do tornado que atingiu cidades da região, com socorro e ajuda humanitária, além de iniciar os procedimentos para a reconstrução, em coordenação das prefeituras com o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional. O presidente Lula determinou que todo o apoio seja levado à população paranaense”, destacou a ministra.

Segundo Gleisi, o momento é de união e solidariedade.

“Nossa solidariedade às famílias de Rio Bonito do Iguaçu e região, no Paraná, atingidas por um ciclone nesta sexta-feira, e outros municípios do Estado afetados por temporais. Este é um momento de união e de soma de esforços entre governos e sociedade para apoiar a população e reconstruir o que foi perdido. O governo do presidente Lula, por meio da Defesa Civil e do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, não medirá esforços para amparar as famílias atingidas”, afirmou a ministra em publicação na rede X (antigo Twitter).

O tornado deixou pelo menos 5 vítimas fatais e mais de 130 feridos, segundo autoridades locais, além de casas destruídas e danos em prédios públicos. 

Redação O Diário de Maringá

Redação O Diário de Maringá

Notícias de Maringá e região em primeira mão com responsabilidade e ética

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *