Maringaense conquista ouro para o Brasil em mundial de profissões técnicas no Chile
Leandro Lavezo Junior, do Senai Maringá, competiu na ocupação # 62 – Tecnologia de Energia Verde e garantiu primeiro lugar no pódio, à frente de Guatemala e Chile
Leandro Lavezo Junior, do Senai Maringá, conquistou medalha de ouro para o Brasil na ocupação # 62 – Tecnologia de Energia Verde, durante a 6ª edição da WorldSkills Américas, realizada de 3 a 8 de novembro no Chile.
Considerada a mais importante competição de profissões técnicas das Américas, o evento reuniu mais de 300 participantes, entre alunos competidores, professores especialistas e delegados técnicos de 15 países das Américas em 20 modalidades da indústria.

“A sensação de ter recebido o ouro numa competição internacional é muito gratificante e algo que nunca tinha acontecido na minha vida. Foi um desafio muito grande e eu só tenho a agradecer todo o apoio e toda a ajuda da minha família; todo o apoio do Senai, meus professores e todos da delegação”, disse Leandro, que competiu em dupla com o colega Eduardo Urubatan, do Senai RN.
Ao todo, o Senai Paraná integrou a Delegação do Senai Nacional representando nosso país em três áreas específicas e conquistando medalha de ouro em todas elas. Davi da Silva Aleixo Ignacio, do Senai Campus da Indústria – Curitiba trouxe o ouro na # 20 – Construção em Alvenaria; Kauan Henrique Martinello Nazario, do Senai Cascavel conquistou a primeira colocação na #33 – Tecnologia Automotiva; e Leandro Lavezo Junior, do Senai Maringá, conquistou o ouro na # 62 – Tecnologia de Energia Verde.
Ao todo, a Delegação do Brasil conquistou 15 ouros, uma prata e dois bronzes, sagrando-se como o país campeão da WorldSkills Américas 2025.
Para Fabiano Prato Rath, gerente sênior de educação profissional do Senai Paraná, esse tipo de experiência contribui significativamente para o aprimoramento do ensino técnico aplicado pelo Senai e para a formação de profissionais mais preparados e alinhados às demandas do mercado de trabalho.
“A participação na WorldSkills é de grande importância, pois o conhecimento e as competências adquiridas durante a competição extrapolam o desempenho individual dos competidores e se refletem em todo o ambiente educacional. Essa troca de conhecimentos promove atualização das práticas pedagógicas, a disseminação de técnicas e padrões de excelência e o fortalecimento da cultura de inovação e qualidade no ensino de nível técnico”, destaca.
Além do Brasil, participam da WorldSkills Américas alunos do Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Honduras, Jamaica, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai, Bolívia e Barbados. Esta edição contou ainda com China, Croácia e Coreia como países observadores.
Nesta edição da WorldSkills Américas a delegação do Brasil foi composta por 25 competidores organizados entre os estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Norte, disputando em 19 ocupações voltadas para a indústria.
“Estou extremamente orgulhoso dos resultados que alcançamos na WorldSkills Américas. A conquista de três medalhas de ouro em diferentes áreas de conhecimento é um reflexo do talento dos nossos alunos e de toda a equipe envolvida. Esse resultado reforça a excelência do Senai Paraná e fortalece o compromisso com a formação técnica de qualidade, preparando nossos alunos para os desafios globais”, diz Marcos Pires, Delegado Técnico do Senai Paraná para a WorldSkills.
A competição foi realizada em um formato que estimulou a colaboração e o trabalho em equipe, incluindo ainda competências técnicas inovadoras e relevantes para o mercado de trabalho, como Tecnologia Optoeletrônica, Indústria 4.0, Usinagem CNC e Sistemas de Energia Renovável.


