Novembro Azul: Sindirepa-PR leva exame preventivo às oficinas de Curitiba
A iniciativa visa facilitar o acesso dos trabalhadores aos serviços de saúde e intensificar a conscientização sobre o câncer de próstata
O Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Paraná (Sindirepa-PR) promove, de 24 a 28 de novembro, uma ação de saúde voltada à campanha Novembro Azul, mês destinado à prevenção do câncer de próstata. Durante toda a semana, o sindicato está oferecendo o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) gratuitamente para os associados de oficinas mecânicas e seus colaboradores acima de 40 anos. A iniciativa conta com a parceria do Serviço Social da Indústria (SESI).
A entidade levará às oficinas associadas a coleta gratuita do exame PSA (Antígeno Prostático Específico), usado na detecção precoce do câncer de próstata. O atendimento será feito no próprio local de trabalho, em formato in company, para facilitar o acesso dos colaboradores aos cuidados preventivos.
Equipes formadas por enfermeiro e técnico de enfermagem visitarão as oficinas cadastradas ao longo da semana. O objetivo é ampliar a prevenção, combater preconceitos ligados à saúde do homem e incentivar a realização regular do exame.O serviço não terá custo para os trabalhadores.

Credito Hellena Cesar Oliveira
Este é o segundo ano que a ação é realizada nas oficinas associadas. Wilson Simas, vice-presidente do Sindirepa-PR, conta que em 2024 cerca de 150 trabalhadores realizaram o exame preventivo. Simas destaca que a iniciativa é de grande importância, uma vez que um dos participantes apresentou uma alteração no exame de PSA e foi imediatamente encaminhado para aprofundamento da investigação. “Sem essa ação, ele poderia demorar mais para descobrir a alteração e procurar um especialista. A detecção precoce é o caminho mais fácil para evitar desdobramentos mais graves”, explica Simas.
Câncer de próstata no Brasil
O câncer de próstata é o tipo mais frequente entre os homens, excluindo o de pele não melanoma. De acordo com a Incidência de Câncer no Brasil, do Instituto Nacional de Câncer (INCA), são esperados quase 72 mil novos casos de câncer de próstata por ano no país, equivalente a um risco estimado de 67,86 casos a cada 100 mil homens.
Apesar de ser altamente curável quando identificado precocemente, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o câncer de próstata causou 17.587 mortes no Brasil em 2024, o que representa uma média de 48 óbitos por dia.
Para Simas, os homens costumam ser mais resistentes a fazer os exames preventivos e a cuidar da saúde em geral. “Esse é o meio mais eficaz e simples de evitar complicações futuras causadas pelo câncer de próstata”, pontua. Como os homens são maioria no segmento, o vice-presidente do sindicato complementa que a ação foi pensada como uma alternativa para facilitar o acesso dos associados aos cuidados básicos de saúde.


