Sem decretos, casos confirmados poderiam ser 10,2 mil
Acesse este link para entrar no grupo O diário de Maringá no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/CyOAD8ipNlUEr9ymsk6N2u
Acesse o link para entrar no grupo do Telegram do O diário de Maringá https://t.me/odiariodemaringa
Boletim semanal sobre coronavírus apresenta novas informações detalhadas sobre a evolução da doença na cidade. A avaliação epidemiológica aponta que sem as medidas de distanciamento social, Maringá registraria atualmente cerca de 10.240 casos positivos. O número de casos confirmados dobravam a cada 4 dias antes das medidas (20 de março), agora a média é 22 dias. A pesquisa leva em consideração as notificações de pacientes até 15 de maio, quando foi confirmado 132 casos da doença. Veja o boletim completo aqui.
O mapeamento do perfil de pacientes infectados mostra que 58% são homens e 42% mulheres, 25% tem entre 50 a 59 anos, seguido dos indivíduos de 30 a 39 anos com 18,9%, 40 a 49 anos com 18% e acima de 60 anos com 12,8% dos casos confirmados. A distribuição espacial de casos confirmados de covid-19 permanece nas áreas centrais, com aumento nas áreas norte e sul da cidade. Zona 7, Vila Operária e Jardim Pinheiros concentram casos notificados (169 a 241 casos em cada área de abrangência)
Profissões dos pacientes com covid-19 em Maringá: 14% administrativas e profissionais de saúde, seguido de empresários e comerciantes com 12% e aposentados com 7,5% dos casos.
ÓbitosQuando avaliado o gênero em óbitos, observa-se que 67% foram do sexo masculino e 33% do feminino (apenas um dos casos tinha histórico de viagem anterior a infecção). A taxa de letalidade observada neste período foi de 5,4 %, sendo menor do que a do Paraná (5,8%).
TestesDe 1° de março até 14 de maio foram coletados 1.331 testes de covid-19, em laboratórios públicos e privados. A partir de 21 de abril de 2020, os números casos aumentaram devido a maior oferta de testagem de exames laboratoriais. Todos os exames positivos e negativos provenientes dos laboratórios privados são computados no sistema de informações da Vigilância Epidemiológica.
OrganizaçãoDiretoria de Vigilância em SaúdeGerência de Vigilância EpidemiológicaCentro de Informações Estratégicas de Vigilância em SaúdeGerência de PlanejamentoGerência de Tecnologia e Informação
Elaboração TécnicaSecretário Municipal de Saúde – Jair Francisco Pestana BiattoProfessora Doutora do Departamento de Medicina da UNICESUMAR – Udelysses Janete Veltrini FonzarProfessor Doutor do Departamento de Geografia da UEM – Oséias da Silva MartinuciAcadêmico do Curso de Graduação de Geografia da UEM – Ícaro da Costa FranciscoAcadêmico do Curso de Graduação de Geografia da UEM – Ingrid Januário Augusto
ColaboraçãoEduardo CasarotoGraduação em Medicina: Universidade Estadual de Maringá (UEM)Residencia em Clínica Médica: Hospital Santa Marcelina-SPResidencia em Terapia Intensiva: Hospital Israelita Albert EinsteinMestre em Ciências da SaúdeMédico Intensivista Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Hospital Leforte