Covid-19: Cascavel está no nível de risco 4, próximo deve exigir lockdown
O Secretário de Saúde de Cascavel Thiago Stefanello falou sobre o avanço do coronavírus, neste domingo (14).
Stefanello explica que as medidas adotadas em novo decreto são de acordo com a matriz de risco que é a taxa de positividade com a taxa de ocupação de leitos.
Segundo o secretário, Cascavel está hoje no risco muito alto, ou seja dos cinco níveis que o município pode chegar, Cascavel está no quatro e pode evoluir pro cinco que deve exigir o lockdown. Hoje a taxa de contaminação é de 1.5.
Além de medidas mais restritivas no comércio, o município vai fazer mudanças no sistema de saúde para atendimento da população. Na semana serão ativadas duas estruturas, serão elas o Hospital de Retaguarda para atendimento de pacientes com coronavírus e também a ativação do Hospital de Campanha.
Reunião serão feitas com os profissionais da saúde para ajustarem os atendimentos nas unidades de saúde, garantindo o serviço e a proteção.
Um maior número de servidores devem realizar atendimentos no Call Center para atender a população.
Stefanello também enfatiza a necessidade do isolamento e distanciamento social, além das medidas de higiene para evitar a contaminação e transmissão da doença.
NOVO DECRETO
O secretário de Saúde Thiago Stefanello também comentou sobre o novo decreto 15.499 publicado neste domingo (14) e que começará a valer nesta segunda-feira (15).
Os horários de funcionamento dos comércios e prestação de serviço serão reduzidos das 9h30 até às 17h30 , com exceção de bares, supermercados, lanchonetes e postos de combustíveis até às 19h. Restaurantes e food trucks também até às 19h, com continuidade do serviço delivery até às 22h e panificadoras das 6h às 19h.
Há também o fechamento total nos dias 20 e 21 (próximo sábado e domingo), apenas poderão ficar abertos: farmácias, hospitais, serviços funerários e clínicas.
De acordo com Stefanello, pode haver novas mudanças se acaso for necessário.Redação Catve.com