Hospital Angelina Caron promove a 12ª edição da Caminhada Cuidando do Coração
As inscrições estão abertas e a expectativa é reunir mais de mil participantes
O Hospital Angelina Caron realizará, no dia 29 de novembro, às 9h, a 12ª edição da Caminhada Cuidando do Coração, uma iniciativa que alia atividade física, hábitos saudáveis e solidariedade. Com percurso de 4 km, o evento tem como propósito sensibilizar a comunidade sobre a importância dos cuidados com a saúde cardiovascular e reforçar os benefícios de um estilo de vida mais ativo.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 31% dos adultos em todo o mundo não praticam a quantidade mínima recomendada de atividade física, o que eleva o risco de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, demência e alguns tipos de câncer.
No Brasil, as doenças cardiovasculares continuam sendo responsáveis por cerca de um terço das mortes, segundo o relatório mais recente da publicação Cardiovascular Statistics – Brazil 2023. Esses números ressaltam a urgência de promover a prevenção e a adoção de práticas saudáveis, como a atividade física regular – que melhora a circulação sanguínea, regula os níveis de colesterol, reduz a pressão arterial e favorece a saúde do cérebro.
Além dos benefícios cardiovasculares, a prática regular de atividade física também está comprovadamente associada a maior bem-estar mental. A OMS reforça que qualquer duração, intensidade ou frequência de atividade traz benefícios, ou seja, “alguma atividade é melhor que nenhuma”.
Saúde física, mental e solidariedade
A Caminhada Cuidando do Coração também é uma ação social. A participação é gratuita, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível ou um brinquedo novo no dia do evento. Os itens arrecadados serão destinados à Secretaria de Ação Social, Família e Cultura do município. Os primeiros 600 inscritos que se credenciarem garantem uma camiseta personalizada do evento.
Após o percurso, no Ginásio Poliesportivo Ricieri Bernardi, haverá um espaço de cuidado e bem-estar, com distribuição de frutas e água, além de aferição de pressão arterial. Para facilitar o retorno, será disponibilizado serviço de transfer gratuito entre a chegada e o ponto de partida, a cada 15 minutos.
Apoio
A 12ª edição da Caminhada Cuidando do Coração conta com o patrocínio da Sanepar. Presente em 345 municípios, a Companhia de Saneamento do Paraná reafirma seu compromisso de levar saúde à população de forma sustentável. Além disso, a empresa garantirá água potável aos participantes, com a distribuição de copos d’água durante o evento.
Serviço
Data: 29 de novembro, às 9h
Partida: Praça Central do Hospital Angelina Caron, Rodovia do Caqui, 1150, Araçatuba, Campina Grande do Sul – PR
Chegada: Ginásio Poliesportivo Ricieri Bernardi, Av. Augusto Staben, 1074, Jardim Paulista, Campina Grande do Sul – PR
Inscrição: Gratuita, com doação de 1 kg de alimento não perecível ou brinquedo novo.
Link para inscrição: https://conteudo.hospitalangelinacaron.org.br/caminhada-cuidando-do-coracao-2025
Sobre o Hospital Angelina Caron
O Hospital Angelina Caron tem como missão promover saúde com excelência, segurança e gestão eficiente, assegurando atendimento integral, humanizado e qualidade de vida aos seus mais diversos públicos. Localizada ao lado de Curitiba, em Campina Grande do Sul, a instituição é um centro médico-hospitalar de referência no Sul do Brasil. Tem como pilares os mais rigorosos princípios éticos e o compromisso social, além de 42 anos de tradição para oferecer a melhor promoção em saúde e possibilitar a retomada da qualidade de vida. O HAC realiza mais de 400 mil atendimentos por ano em pacientes de todo o país, incluindo particulares e por convênios, sendo um dos maiores parceiros do SUS no estado. É o maior centro transplantador de órgãos sólidos do Paraná, com mais de 3 mil transplantes realizados. A instituição é referência nacional em saúde de alta complexidade, com atuação em todas as vertentes da medicina, incluindo procedimentos de cirurgia robótica. Com investimentos constantes em tecnologia e equipamentos de última geração, também se destaca como um centro tradicional de fomento ao ensino e à pesquisa.


