Na gestão Ulisses Maia banheiros em hortas comunitárias trazem mais conforto

Símbolos dos bons resultados que o trabalho coletivo pode gerar, as 39 hortas comunitárias de Maringá são um dos orgulhos da gestão do prefeito Ulisses Maia, candidato à reeleição. Nesses canteiros, espalhados tanto pelos bairros quanto pelos distritos do município, famílias inteiras trabalham juntas para produzir verduras e hortaliças e, assim, gerar renda.
Porque esse trabalho é fundamental para essas pessoas e para a promoção de uma alimentação mais saudável para a população, também é preciso cuidar da comodidade de quem frequenta as hortas comunitárias. Por isso, o prefeito lançou um amplo programa que está instalando banheiros em cada um desses espaços.
Ao longo dos últimos quatro anos, Maia observou e cuidou de perto de todas as iniciativas que pudessem trazer mais qualidade de vida aos maringaenses. Nesse sentido, as hortas comunitárias são uma peça-chave, visto que produzem alimentos 100% saudáveis.
Agora, a ideia de instalar os banheiros nas hortas comunitárias veio para trazer mais conforto não só para os produtores, mas também para os consumidores. Dessa forma, os frequentadores desses espaços poderão realizar seu trabalho ou fazer suas compras de forma muito mais adequada.
Contêineres adaptados são instalados nas 39 hortas comunitárias da cidade
Por meio da adaptação de contêineres, a Prefeitura conseguiu trazer à comunidade um ambiente higiênico e seguro. Além disso, os banheiros adaptados nesses espaços também contribuem para a preservação do meio ambiente. Esta é outra preocupação do prefeito Ulisses Maia – e tornou Maringá uma referência de cuidado com a natureza em todo o país.
Dessa forma, as equipes das secretarias municipais esperam valorizar o trabalho desenvolvido pelas famílias nas hortas comunitárias. Com banheiros adequados disponíveis, os trabalhadores terão mais tranquilidade para continuar fazendo seu trabalho.
No total, Maringá possui mais de 11 hectares – ou seja, 110 mil metros quadrados – de área utilizada para plantar e colher todos os tipos de verduras e hortaliças. Trata-se de uma iniciativa revolucionária, de vários pontos de vista. Primeiramente, porque traz a possibilidade de geração de renda para inúmeras famílias em todas as regiões da cidade.
Depois, porque os canteiros são operados de modo a só produzir sob o conceito orgânico de cultivo. Ou seja, os produtores fazem todo o processo de semeadura, cultivo e colheita sem o uso de qualquer tipo de produto químico ou agrotóxico. Dessa forma, a população de Maringá pode ter acesso a alimentos mais saudáveis.
Por isso, as hortas comunitárias mantidas pela Prefeitura atraem um número cada vez maior de consumidores. São pessoas preocupadas em ingerir alimentos que ajudem a preservar a saúde e que, ainda por cima, respeitam o meio ambiente. É importante lembrar que o uso de defensivos, fertilizantes e outros produtos químicos, além de prejudicial à saúde, também contribui para a poluição de rios e do solo, por exemplo.
Anualmente, as hortas comunitárias de Maringá produzem um volume superior a 9 toneladas de alimentos.