Colégio em Londrina lança Dupla Diplomação em parceria com escola norte-americana

Nova modalidade chega em 2026 e permite aos estudantes conquistar ambos os diplomas, ampliando oportunidades acadêmicas no exterior sem sair do país

A partir de 2026, os estudantes do Colégio Positivo – Londrina poderão concluir o Ensino Médio com dois diplomas: o brasileiro e o norte-americano. O programa de Dupla Diplomação permite seguir o currículo brasileiro e cursar disciplinas do High School norte-americano em formato on-line. A iniciativa amplia as possibilidades de ingresso em universidades estrangeiras e fortalece o domínio do inglês acadêmico.

O novo programa é resultado de uma parceria com a The Keystone School, instituição de ensino dos Estados Unidos com mais de 50 anos de história e presença em 29 países. “Nosso objetivo é preparar os estudantes para um futuro sem fronteiras, fortalecendo o domínio do inglês acadêmico e ampliando as oportunidades de ingresso em universidades do exterior”, destaca Ana Teixeira, gerente de Internacionalização dos colégios da Rede Positivo.

Na prática

As aulas são assíncronas e complementadas por monitorias semanais. A estrutura curricular inclui disciplinas obrigatórias e optativas ministradas em inglês nas áreas de Matemática, Ciências, Linguagens e Estudos Sociais. Os estudantes também recebem uma carteirinha de estudante americana, ampliando o senso de pertencimento ao sistema de ensino dos Estados Unidos.

Diferente de outros programas de dupla certificação, o modelo da Rede Positivo oferece flexibilidade curricular e acompanhamento individualizado. Os estudantes podem escolher as disciplinas que mais contribuem para sua trajetória e contar com suporte direto de professores licenciados nos Estados Unidos, que realizam tutoria personalizada e sessões de reforço conforme as necessidades de cada estudante. O ingresso pode acontecer a partir do 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental, com limite máximo até a 1ª série do Ensino Médio. O formato de oferta varia conforme a unidade e os programas bilíngues.

Cenário global

O modelo reflete uma tendência educacional alinhada ao conceito de cidadania global, que busca preparar os jovens para uma realidade acadêmica e profissional cada vez mais conectada e multicultural. A iniciativa reforça o movimento de adaptação das instituições brasileiras às novas demandas do cenário educacional mundial, promovendo experiências que ultrapassam fronteiras linguísticas e culturais.

“Não há uma regulamentação específica para programas de dupla diplomação no Ensino Médio, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), portanto, o modelo é compatível com as normas brasileiras e não impõe restrições legais para a adoção. Essa flexibilidade permite que escolas inovem em suas propostas de internacionalização, ampliando o repertório acadêmico e o contato dos estudantes com metodologias globais de ensino”, afirma Ana Teixeira.

De acordo com ela, entre os principais benefícios estão o desenvolvimento de autonomia, fluência acadêmica em inglês e pensamento crítico em contextos multiculturais. “Diferenciais importantes tanto para o ingresso em universidades internacionais quanto para a formação de cidadãos preparados para atuar em um mercado de trabalho globalizado”, pontua.

Redação

Redação

Desde 1998, a Central Press ajuda a construir, ampliar, zelar e valorizar a reputação de empresas de vários portes e setores, com atuação nacional e internacional. É uma agência de comunicação “full service” com sólida experiência, que está em constante evolução. Afinal, é formada por profissionais inquietos e pautados pela criatividade. Dispõe de uma equipe multidisciplinar, com amplo conhecimento de mercado (Business Knowledge) e relacionamento estreito com lideranças e formadores de opinião. É formada por jornalistas, relações públicas, publicitários e especialistas em reputação, marketing, branding e comunicação empresarial. Atualmente, tem operações em Curitiba, Campo Grande, Cuiabá, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, além de escritórios de agências parceiras em Londres, Nova Iorque, Boston e Doha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *