O jornal “O Globo” destaca Maringá como referência nacional em educação.
Enquanto grandes cidades reduziram nos investimentos, nossa gestão aumentou com avanços. E assim vamos continuar, com mais vagas em creches, wi-fi, ar-condicionado e umidificadores em todas as unidades e muito mais. Confira nossas propostas para manter a educação de qualidade:
Os avanços da cidade na educação são notórios, considerando investimentos na infraestrutura das unidades de ensino e nos sistemas pedagógicos. A evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para patamar que coloca a cidade entre as melhores do Paraná é ótimo exemplo do resultado obtido na área durante a gestão.
Mas é importante continuar a avançar, com a manutenção da eleição direta para diretor, implantação de novas disciplinas no ensino fundamental, como ética, cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e robótica, construção de novas unidade (creches e escolas), modernização e ampliação da frota de transporte.
Enfim, sempre é importante proporcionar às crianças, pais e servidores um ambiente de ensino e de trabalho adequados às exigências de cenários cada vez mais exigentes. Nesse contexto, também é fundamental encontrar uma solução para melhorar os ganhos salariais dos servidores da educação.
Manutenção do sistema de eleição direta para escolha de diretores e diretoras das escolas e CMEIs.
Ampliação do projeto de compra de vagas junto às instituições particulares para atender crianças de 0 a 3 anos.
Continuidade dos projetos de construção de escolas e creches e contratação de servidores para as unidades.
Implantação no Portal da Educação de sistema permitindo o acesso à fila de espera por vaga nas creches.
Ampliação do número de escolas com ensino em tempo integral até que o sistema seja oferecido em todas as unidades.
Elevação da nota 7.2 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para 8.0, com participação de todos os alunos na avaliação.
Instalação de sistema wi-fi (internet) em todas as unidades de ensino, permitindo instalação de câmeras de monitoramento.
Introdução no novo currículo da rede municipal de disciplinas como ética, cidadania, responsabilidade social e sustentabilidade.
Instalação de ar condicionado e umidificadores em todas as unidades de ensino (681 aparelhos já funcionam em 35 creches e escolas).
Instalação de outros três centros de apoio especializado para atender crianças com dificuldades de aprendizagem.
Revisão do plano de cargos e salários dos servidores da educação para valorizar a dedicação e a qualificação profissional.
Implantação do ensino de robótica em todas as unidades de ensino, depois do sucesso do projeto-piloto aplicado na Escola Antonio Carlos Velazques.
Implantação do projeto ‘Escola de Pais’ para unir o método e a pedagogia escolar à cultura e experiências familiares.
Implantação do projeto ‘Incluindo Nações’, para promover o acolhimento e o ensino da língua portuguesa para alunos estrangeiros.
Aquisição de notebooks para alunos do 1º, 2º, e 3º anos, garantindo acesso ao equipamento a todos os estudantes do Ensino Fundamental.
Continuidade do fornecimento do kit escolar num elevado padrão de qualidade para todos os alunos da rede municipal de ensino.
Construção do centro de treinamento profissional para qualificar servidores da educação em níveis cada vez mais avançados, com a contrapartida de melhorias de ganhos.
Implantação no Portal da Educação de sistema permitindo o acesso à fila de espera por vaga nas creches.