Paiçandu: Secretário de Assistência Social idealiza livro para auxiliar municípios da região
Baixe o aplicativo do site aqui
Às vésperas de encerrar sua gestão – 31 de dezembro, o secretário municipal de Assistência Social de Paiçandu, Josivaldo Souza Reis, que é assistente social e mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), deve iniciar em breve a produção de um livro cujo propósito é contribuir para o desenvolvimento desta política nos municípios da região.
A ideia é apresentar um relato de sua experiência à frente da pasta desde julho de 2017. Também devem integrar a obra a sua trajetória desde a graduação na Universidade Federal de Sergipe como militante estudantil, sua participação em conselho municipal da política, sua atuação como pesquisador da área e mais recentemente, como gestor municipal da política, evidenciando a importância dessa vivência para compreender o todo da Política de Assistência Social.
“Diversos municípios convivem com a realidade de ter poucos recursos em caixa e muitas demandas na área de Assistência Social. Por outro lado, é uma secretaria ainda muito subestimada, geralmente ocupada na esfera municipal por pessoas que não tem formação ou capacitação para atuar como gestor. Por isso, o livro é a minha contribuição para poder evidenciar a importância da Assistência Social na gestão municipal, bem como subsidiar os municípios com experiências assertivas”, afirma Josivaldo.
Com uma pilha de relatórios sobre a mesa, que já foram devidamente entregues ao prefeito de Paiçandu, Tarcísio Marques dos Reis, o secretário municipal conta que cada documento registra todo o processo de cada proposta, desde a elaboração até sua efetivação, com número de atendimentos, recursos investidos etc. Aliás, os recursos destinados à pasta chamam a atenção, afinal em 2017 foram R$ 2,1 milhões e em 2021 chegará a mais de R$ 5,2 milhões. “Esse adicional de recursos foi possível graças ao planejamento traçado ao longo dos últimos 3 anos, iniciando pelo diagnóstico socioespacial, o que permitiu identificar no território da cidade onde estava a população mais vulnerável e que tipos de serviços e equipamento públicos eram necessários para atendê-los”, acrescenta Josivaldo.
O legado da Secretaria de Assistência Social de Paiçandu ainda agrega a implantação de vários serviços essenciais para a população, tais como: Segunda unidade do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS); Casa Lar da Criança e do Adolescente destinada a acolher crianças e adolescentes cujos direitos foram violados; Casa dos Conselhos; Sede do Conselho Tutelar; Sede do Cadastro Único e Programa Bolsa Família; Acolhimento para idosos; Acolhimento para Pessoas em situação de Rua; Implantação do Serviço Família Acolhedora; e o mais recente – a implantação da Política Pública Municipal para as Mulheres que contempla o Conselho Municipal da Mulher e a Diretoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.
Para o futuro, Josivaldo Reis ressalta que estão em curso novos projetos e que também pretende assessorar municípios em relação à Política da Assistência Social e outras políticas públicas. Além das formações já descritas, o secretário cursou Pós-Graduação em Gestão em Saúde pela Universidade Estadual de Maringá – UEM/PR (2016); Pós-Graduação em Gestão Pública com ênfase em Sistema Único da Assistência Social (SUAS) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa- UEPG/PR (2015); e atualmente é aluno do curso de Direito da UEM.