Biomédicos têm 5 vagas no concurso público da Sesa
Biomédicos têm 5 vagas no concurso público da Sesa
Conquista inédita representa um marco para a categoria e reforça o papel essencial do biomédico na saúde pública do Paraná
Pela primeira vez na história do Paraná, os biomédicos foram inseridos no concurso público da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O Edital 265/2025-DRH/SEAP contempla 641 vagas de nível técnico e superior para contratação imediata e cadastro de reserva, com salários que podem chegar a R$ 10,8 mil. As inscrições podem ser feitas do dia 14 de janeiro até 12 de fevereiro de 2026.
Das 641 vagas, 325 são para Promotor de Saúde Profissional que envolve as seguintes profissões: administrador, analista de sistemas, arquiteto, assistente social, biólogo, biomédico, contador, economista, enfermeiro, engenheiro agrônomo, engenheiro civil, engenheiro eletricista, engenheiro mecânico, farmacêutico, físico, fisioterapeuta, médico, médico hematologista, médico do trabalho, médico psiquiatra, médico veterinário, nutricionista, psicólogo e odontólogo.
As orientações sobre o processo seletivo podem ser acompanhadas pelo site da Fundação de Apoio à Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa), órgão responsável pela execução do concurso. O último concurso para a área ocorreu em 2016.
Conquistas inéditas
A inclusão dos biomédicos no concurso da Sesa foi autorizada pela Lei nº 21.356, de 3 de janeiro de 2023, sancionada pelo Governador do Paraná, Ratinho Júnior. A decisão garante mais eficiência e qualificação aos serviços públicos prestados à população, uma vez que os biomédicos são capacitados para realizar análises clínicas, toxicológicas, biologia molecular ou genética, diagnóstico laboratorial, diagnóstico por imagem, aperfeiçoamento de epidemiologia, entre outras funções gerenciais e administrativas inerentes à profissão.
“Ao todo, serão 5 oportunidades inéditas para atuação dos biomédicos na rede pública estadual. Essa conquista é resultado de esforços contínuos para ampliar a participação da categoria nas políticas públicas de saúde e representa um avanço significativo para a valorização da categoria no âmbito estadual”, explica o presidente do Conselho Regional de Biomedicina do Paraná 6ª Região (CRBM6), Thiago Massuda.
Além da inclusão em concursos, os biomédicos também foram inseridos no quadro de servidores públicos municipais e em universidades públicas do Paraná. “Estamos orgulhosos com essas conquistas, que são muito importantes para a categoria e para a sociedade como um todo. Foram cerca de três anos de intensa dedicação, perseverança e inúmeras reuniões com as lideranças estaduais como o Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, e César Neves; diretor geral da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná. Agora, colhemos os frutos desses trabalhos”, conta a vice-presidente do CRBM6, Daiane Pereira Camacho.
Sobre o CRBM6
O Conselho Regional de Biomedicina do Paraná 6ª Região (CRBM6) é uma Autarquia Federal com jurisdição no Estado do Paraná.
A entidade é formada por 5.902 profissionais. A sede fica em Curitiba e as delegacias regionais estão em Campo Mourão, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, União da Vitória, Guarapuava, Umuarama, Guaíra, Ponta Grossa e Paranavaí.
Os biomédicos atuam em mais de 30 atividades ligadas à saúde tais como acupuntura, análises clínicas e ambientais, bromatológicas [avalia a qualidade dos alimentos], auditoria, banco de sangue, biofísica, biologia molecular, bioquímica, citologia oncótica, embriologia, estética, farmacologia, fisiologia, genética, hematologia, histologia, imunologia, imagenologia, informática da saúde, microbiologia, microbiologia de alimentos, monitoramento neurofisiológico transoperatório, parasitologia, patologia, perfusão, psicobiologia, radiologia, reprodução humana, sanitarista, saúde pública, toxicologia, virologia e outras áreas.


