Chorão, presidente da ABRAVA, tranquiliza caminhoneiros sobre projeto de vistorias e anuncia audiência pública
Presidente da Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores afirma que proposta ainda não foi aprovada definitivamente e garante que mudanças serão debatidas no Congresso
Um vídeo gravado na tarde desta terça-feira, 13 de janeiro de 2026, começou a circular entre caminhoneiros de todo o país e gerou repercussão nas redes sociais e em grupos da categoria. Na gravação, Chorão, presidente da ABRAVA (Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores), faz um esclarecimento direto sobre o projeto de lei que trata das vistorias periódicas em veículos, que tramita na Câmara dos Deputados.
Patrimônio histórico, artístico e cultural
Segundo Chorão, a preocupação entre motoristas aumentou após a aprovação do parecer do relator Cezinha Madureira, do PSD de São Paulo, em comissão. O projeto é de autoria do deputado Fausto Pinato.
No vídeo, Chorão relata que precisou parar na rodovia para gravar o esclarecimento após receber inúmeras ligações de caminhoneiros apreensivos com possíveis mudanças, especialmente em relação ao prazo de cinco anos mencionado no texto do projeto. Ele reforça que não há aprovação definitiva da proposta, destacando que o projeto apenas avançou em comissão e ainda será amplamente debatido.
O presidente da ABRAVA também informa que entrou em contato direto com o deputado Fausto Pinato e sugeriu a realização de uma audiência pública para discutir o projeto sob a ótica da segurança viária e dos impactos para os profissionais do transporte. De acordo com Chorão, a sugestão foi prontamente acatada pelo parlamentar.
Durante a fala, Chorão ainda ressalta o histórico de atuação de Fausto Pinato em defesa da categoria do transporte, citando sua postura em debates anteriores, como no projeto do BR do Mar. Ao final, ele pede tranquilidade aos caminhoneiros e afirma que o diálogo será o caminho para eventuais ajustes no texto.
Degravação na íntegra do vídeo
“Pessoal, dia 13 de janeiro de 2026, Chorão que está falando. Parei aqui na rodovia, muita gente me ligando, me perguntando referente à questão do projeto das vistorias periódicas, né, que foi aprovada pelo relator Cezinha Madureira, lá do PSD de São Paulo.
Esse projeto é de autoria do deputado Fausto Pinato. Liguei para ele agora há pouco, queria até agradecer, sempre me atendeu, sempre me acolheu e parabenizar o Fausto Pinato pela sugestão que eu dei para ele e ele acatou para a gente fazer uma audiência pública para discutir esse projeto referente à questão da segurança viária. Isso a gente precisa, de fato, discutir.
Quero deixar claro aqui para a categoria que não tem nada aprovado definitivo esse projeto de lei, né, foi aprovado na comissão, a relatoria do deputado Cezinha Madureira. Então assim, a gente vai discutir esse projeto referente à questão de cinco anos aí que o pessoal está me ligando, a gente vai ver se a gente consegue aumentar, mas a gente vai discutir isso, de fato, na audiência pública, tá bom?
Então, Fausto Pinato, parabéns que acatou a sugestão para fazer a audiência pública. E quem lembra do deputado Fausto Pinato sabe que ele sempre foi ferrenho em defender a nossa categoria do transporte, principalmente naquele projeto do BR do Mar. Queria aqui parabenizar o deputado, viu? Então a categoria se acalme, que nada foi aprovado, a gente vai discutir esse projeto ainda lá.”
📹 Veja o vídeo completo com a fala de Chorão


