Campeão mundial: atleta de Maringá vence maratona internacional em chegada emocionante
O atleta brasileiro José Eraldo de Lima venceu neste domingo, 24, o Campeonato Mundial de Maratona por Grupo de Idade, na categoria 40 a 44 anos. A conquista ocorreu durante a Maratona da Cidade do Cabo, na África do Sul, e colocou novamente o nome de Maringá em destaque no atletismo internacional.
A vitória teve emoção até o fim. José Eraldo completou os 42 km em 2h23m47s e superou, em disputa apertada, o russo Aleksei Silin. Além disso, o costarriquenho Cezar Lizano terminou em terceiro lugar e completou o pódio.
Sprint no último quilômetro garantiu o título
Segundo José Eraldo de Lima, a prova exigiu muito esforço físico e mental. Em entrevista à organização do campeonato, ele afirmou que o nível dos competidores dificultou qualquer previsão de vitória. No entanto, o brasileiro encontrou força no trecho final.
Com um sprint no último quilômetro, Lima abriu vantagem e garantiu o título mundial da categoria 40 a 44 anos.
“Agradeço a Deus e ao apoio da minha família por esta conquista. Foram meses de treinos duros e uma preparação intensa para chegar bem na minha primeira vez no continente africano e graças a Deus voltamos para o Brasil vitoriosos”, afirmou o atleta.
Maratona da Cidade do Cabo ganha projeção mundial
A Maratona da Cidade do Cabo 2026 também atraiu atenção internacional por marcar a primeira prova de Eliud Kipchoge em sua turnê por todos os continentes. Além disso, a competição busca entrar no seleto grupo das Majors, circuito que reúne as principais maratonas de 42 km do mundo.
No geral masculino, Mohamed Esa venceu a prova e ainda bateu o recorde do percurso, com 2h04m55s. Logo depois, Yihunilign Adane chegou apenas quatro segundos atrás. Kalipus Lomwai ficou com a terceira colocação.
Entre as mulheres, Dera Dida Yami venceu com 2h23m18s. Na sequência, Mestawut Fikir ficou em segundo lugar, enquanto Waganesg Amare completou o pódio.
De Pernambuco a Maringá
José Eraldo de Lima nasceu em Arcoverde, Pernambuco, mas vive há décadas em Maringá, no Paraná. Antes de brilhar nas maratonas, ele construiu sua trajetória nas pistas e se tornou recordista paranaense dos 3.000 metros com barreira.
Além disso, em 2023, Lima conquistou o tricampeonato da Uphill Marathon, na Serra do Rio do Rastro, mantendo também o recorde do percurso. Ele ainda possui o recorde brasileiro da Wings For Life World Run.
Fora das competições, José Eraldo divide com a esposa, Lilian Leonel de Lima, a administração do Clube Ingá de Corrida, em Maringá. Portanto, a vitória mundial representa não apenas uma conquista pessoal, mas também um marco para o esporte maringaense.
Baixe o aplicativo da TV Diário para o seu smartphone.
aqui



