Já são 20 escolas ocupadas no Paraná contra a Reforma do Ensino Médio.
Desde o anúncio da Medida Provisória do Ensino Médio, somadas as reformas trabalhista e da previdência, os coletivos, sindicatos e movimentos sociais têm se organizado. Mas o que motivou a juventude a se organizar e fazer história em Curitiba foi a MP do EM.
Os abusos apresentados como propostas, não somente revoltaram os estudantes mas igualmente os inspiraram a se levantar e mostrar quem manda na parada. Em menos de 3 dias, 10 escolas foram ocupadas em Curitiba e região metropolitana, outras mais se preparam para realizar o mesmo feito, e diversos atos de rua ocorreram espontaneamente.
Hoje, cerca de 5 mil estudantes junto a professores paralisaram pela primeira vez e ocuparam as ruas da capital paranaense. Domingo, às 15h na praça Santos Andrade, uma nova manifestação está marcada.
Manifestação esta convocada pelo coletivo CWB Contra Temer, organizado horizontalmente desde maio deste ano, e que cumpre seu papel na luta: é o elo de ligação entre a grande diversidade de grupos organizados em Curitiba, todos se unindo sobre o mesmo ideal: lutar contra o avanço da pauta conservadora e reacionária que se intensifica com esse governo golpista e ilegítimo.
Abaixo listamos dos colégios ocupados:
Colégio Estadual Afonso Pena
Colégio Estadual Padre Arnaldo Jansen
Colégio Estadual Costa Viana
Colégio Estadual Elza Scherner Moro
Colégio Estadual Silveira da Motta
Colégio Estadual Hebert de Souza
Colégio Estadual Chico Mendes
Colégio Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira
Colégio Estadual Padre Antônio Vieira
Colégio Estadual São Cristóvão
Colégio Estadual Angelina A.C. do Prado (Caic)
Colégio Estadual Guatupe
Colégio Estadual Lindaura Ribeiro
Colégio Shirley
Colégio Estadual Ipê
Colégio Unidade Polo
Colégio Arnaldo Busato
Colégio Romário martinis
Colégio Estadual Cunha Pereira
Colégio Borato