Cuidado! Ser autoritário não tem absolutamente nada a ver com liderar
Liderar é muito mais que um cargo, é quase um dom . Alguns, possuem tal habilidade naturalmente que com a experiência e a capacitação, passam a dominar tão bem que é possível enxergar sua inclinação sem uma palavra sequer. Outros, já são liderados natos, mesmo com o treino não desenvolve a aptidão.
Os verdadeiros líderes são espontâneos, empáticos, proativos, e o mais importante – são executores. Eles sabem se impor com discrição, sem ofender, sem menosprezar, sem se exaltar com relação ao cargo que ocupa.
Apesar de que a liderança possa ser desenvolvida, algumas pessoas por mais esforçadas que sejam, não desempenham bem o papel, pois, carregam em si uma intolerância ao erro, ao aprendizado alheio, não sabem executar e muito menos ensinar.
Eles são imaturos quando precisam se impor, são indelicados, cobram o desnecessário, criticam o supérfluo, aquilo que não fará a menor diferença para ninguém, muito menos acrescentará aprendizado. Focam no acessório com a intenção de se mostrar útil – trocam cadeiras de lugar, aponta para um móvel mais para a esquerda, o café nunca está legal, questiona o vai lhe afastar das salas – a menos que seja um designer de interiores, isso nunca trará grandes resultados. Ou seja, apenas carregam o título. Claro que um lugar organizado e harmonioso, é fundamental em um ambiente de trabalho e tem seus benefícios, porém, isso só não basta. É preciso muito mais.
O carro-chefe da liderança é a conquista dos liderados, e sem ela, nada acontece. Se o líder não conquistar a equipe, muito provavelmente nenhuma ordem será acatada. E com razão. Ninguém gosta de ser subordinado a alguém em quem não lhes passam segurança. Por mais que existe um respeito hierárquico entre líder e liderado, delegar tarefas não é tão simples assim. Não basta apenas mandar, precisa saber convencer, usar o poder de persuasão, habilidade que bem poucos tem.
Não saber persuadir, é como vender algo desconhecido, sem saber o que é, para que serve e como funciona. Inútil, ninguém compraria. Não é difícil encontrar “líderes” assim, cegos no cargo, tentando vender o desconhecido. Com o tempo, alguns conseguem se encontrar, assim como os que se perdem no caminho.
Quem não nasce com o dom de influenciar e motivar pessoas, precisa buscar outras formas de dominar as técnicas de liderança, pois, com o treino é possível a capacitação, melhorando o nível de entendimento sobre a essência da liderança, bem como suas chances de evolução profissional. Mas para que isso aconteça, é necessário ter em mente alguns pontos essenciais.
Entender os demais – Procure compreender as atitudes dos colegas de acordo com o nível de maturidade profissional de cada um. Reprimir um iniciante, é o limite da pobreza profissional – lembre-se, você também foi iniciante, então antes de julgar ou exigir demais, coloque-se no lugar deles. Além do mais, será mais difícil ser admirado profissionalmente, quando não exerce a compreensão.
Visão do todo – é de extrema importância que aprenda a visualizar o todo, pois, desta forma, conseguirá mediar um conflito com propriedade, pois, terá dados de todos os lados envolvidos. Qualquer situação diferente disso, certamente perderá a confiança de parte da equipe.
Seja flexível — A flexibilidade é essencial para crescer em qualquer cargo ou profissão. Tenha isso em mente. Não tenha medo de pedir ajuda, os líderes nem sempre dominam tudo!
Comunicação é palavra-chave — os líderes por natureza serão mais promissores nesse quesito, porém, não descarta a necessidade de aprimoramento. Já os mais fechados, terão que se desdobar um pouco mais. Não esqueça de ser acessível, pois, é neste ponto que ganhará sua equipe.
Cuidado! Ser autoritário não tem absolutamente nada a ver com liderar. Esse comportamento vai lhe afastar seus subordinados, e jamais será visto como aliado, mas sim como inimigo.
Quando temos esse conhecimento, é provável que nos tornamos profissionais admirados. Essa admiração, aquece o coração, acolhe a alma e nos impulsiona para voar.
Dentre tantos ensinamentos e amplos conteúdos sobre o tema, esses pontos chamam atenção para quem precisa melhorar ou adquirir habilidades de liderança. Sendo assim, trabalhe seu marketing pessoal, aprimore sua persuasão, venda seu conceito, convença todos ao seu redor, e por fim, compreenda para ser compreendido!