Fepam denuncia degradação de prédios históricos do Parque Estadual do Marumbi ao MPPR
A Federação Paranaense de Montanhismo (Fepam) denunciou a degradação e o completo abandono de prédios históricos do Parque Estadual do Marumbi, ao Ministério Público do Paraná, na quinta-feira (12).
No ofício protocolado ao Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema), a Fepam pede a restauração e preservação das estações ferroviárias Marumbi e Engenheiro Lange, localizadas em Morretes, Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
Atualmente as edificações estão conveniadas ao contrato com as empresas concessionárias responsáveis pela ferrovia Paranaguá-Curitiba, Rumo S.A e Serra Verde Express. Apesar dos imóveis serem usados pelas empresas, as estações não passam por qualquer tipo de manutenção e conservação, e colocam em risco a vida de usuários de trem e funcionários das empresas.
“Para os montanhistas as estações têm um valor histórico-cultural. Foram dali que partiram os trens para as escaladas. As estações representam um ponto de encontro dos montanhistas para as escaladas e aventuras. É difícil ver isso tudo sendo deteriorado por falta de cuidados”, afirma o presidente da Fepam, Marcio Hoepers,
VALOR CULTURAL – As estações ferroviárias Engenheiro Lange e Marumbi ficam localizadas, respectivamente nos km 55,9 e km 59,6, da linha Curitiba – Paranágua. Os prédios têm importância arquitetônica e histórico-cultural ímpar para a sociedade paranaense, uma vez que foram reerguidos no século 20.
As estações foram fundamentais na história comercial paranaense, pois serviam àqueles que trabalhavam às margens da ferrovia. Para o montanhismo, os imóveis fizeram parte do desenvolvimento dessa atividade desportiva no país.
A primeira estrutura da estação Engenheiro Lange foi de 1885. Até 1904 no local da estação havia um rancho para depósito de material, duas casas de turma e uma rancho da ferraria. Em 1925, a estação passou a chamar Engenheiro Rudolph Lange, responsável pelos projetos importantes da ferrovia. Em 1935, o prédio de madeira foi desmanchado e substituído por um de alvenaria. Em 1940, o prédio foi substituído pelo prédio atual.
Já, a estação do Marumbi foi aberta com a linha em 1885. Em 1940 construiu-se no local a estação atual. A estação do Marumbi é hoje ponto de apoio para escaladores.
DENÚNCIA – Também assinaram o documento o Corpo de Socorro em Montanhas (Cosmo), a Fundação João José Bigarella, o Clube Paranaense de Montanhismo, a Associação Montanhistas de Cristo, a Associação nas Nuvens Montanhismo e o Clube União Marumbinismo e Escalada.