Maringá: natureza, urbanismo e tradição
A melhor cidade do Brasil para se viver é uma opção turística regional que surpreende os visitantes
Apesar da atual baixa nos números da Covid -19, a pandemia ainda não acabou. Por isso, para quem ama viajar, mas ainda não se sente totalmente seguro para pegar aviões ou enfrentar muitas horas de estrada, os destinos regionais estão em alta. E para quem gosta de conhecer cidades referência em urbanismo, qualidade de vida, com muito verde e lazer, Maringá é uma ótima opção.
Localizada a pouco mais de 400 km de Curitiba, Maringá foi considerada em 2021 como a melhor cidade para se viver no Brasil, de acordo com o estudo do Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM). E o topo do ranking se deve muito aos altos níveis de educação, segurança, saneamento e saúde.
Cidade repleta de áreas verdes
A cidade de cerca de 400 mil habitantes chama atenção pela quantidade de árvores nas ruas. De acordo com a prefeitura, o município tem uma árvore para cada quatro habitantes, cerca de 55m2 de verde por morador, 19m2 a mais do que preconiza a Organização Mundial de Saúde (OMS).
E se tem algo que os maringaenses gostam é de natureza. O município conta com 19 áreas verdes que juntas formam uma imensa floresta com 1,8 milhão de metros quadrados, ou 173 campos de futebol. São 6 parques distribuídos pela cidade que oferecem áreas de lazer e descanso para os visitantes.
O Parque Ingá é o “xodó” dos moradores. Com 474 mil metros quadrados, lago artificial e cerca de 7km de caminhos com pavimentação feita a partir de paralelepípedos de uma antiga avenida da cidade, o local combina natureza, bem-estar e saúde. Outro espaço bastante frequentado é o Parque do Japão, que mantem vivas a tradição e história dos colonizadores orientais, com bonsais, bosque de cerejeiras, jardim e restaurante típico. Passeios perfeitos para a família.
Catedral e Mercado Municipal
Mas nem só de áreas verdes é feita a Cidade Canção, como também é conhecida. Um dos símbolos mais famosos é a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, que se destaca por sua arquitetura e por ser a catedral mais alta da América Latina. Ela possui 114 metros, sustentando uma cruz de 10 metros, ou seja, um total de 124 metros de altura. Sua capacidade é de 3.500 pessoas, que podem ser distribuídas em duas galerias internas.
E para quem gosta de gastronomia, o Mercadão Municipal é uma explosão de sabores. Com 4,5 mil metros quadrados, são 117 boxes de hortifrutigranjeiros, queijos, peixaria, condimentos, açougues e restaurantes. Instalado no primeiro armazém cerealista da cidade, o local preserva a memória do antigo barracão, construído em 1958. Parada obrigatória para quem gosta de novas experiências.
Novidade no setor hoteleiro
E para completar o cenário da cidade número 1 do Brasil para se viver, chega à Maringá uma das maiores redes de hotéis do país. É o Rio Hotel by Bourbon Maringá, que abre suas portas este mês e inaugura um novo conceito de hospedagem na região. São 121 apartamentos que oferecem o melhor preço com a excelência e qualidade da Bourbon Hotéis e Resorts.
O empreendimento, que é o sexto Rio Hotel by Bourbon a ser inaugurado pela rede, está localizado próximo ao aeroporto, rodoviária e principais centros de eventos da cidade. Além disso, o hotel conta com restaurante próprio, academia, piscina e estacionamentos, sendo uma opção sob medida para quem escolher a cidade tanto para turismo, quanto para negócios.
Serviço:
Rio Hotel by Bourbon Maringá
Endereço: Av. Colombo, 9161 – Parque Industrial Bandeirantes, Maringá