Imóveis terão ligações de esgoto vistoriadas em Paraíso do Norte.
Para ter um diagnóstico preciso da situação das ligações de esgoto em Paraíso do Norte, no Noroeste do Estado, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) fará um trabalho de Vistoria Técnica Operacional (VTO). Serão vistoriados 1.323 imóveis, das 1.880 ligações existentes no município.
Para o trabalho a Sanepar contratou a empresa Cembra. Os funcionários usam uniforme e crachá para facilitar a identificação junto aos moradores.
Em um mês de trabalho já foram vistoriados mais de 450 imóveis, sendo que destes 85 estão irregulares, porque não possuem a caixa de gordura. “Por lei é obrigatório o imóvel ter a caixa de gordura, para a retenção do produto, antes do lançamento no sistema de coleta de esgoto da Sanepar”, destaca o gerente regional, Arnaldo Giovani Rech.
Outras irregularidades são ligações sem caixas de inspeção e ligações com entrada de água de chuva na rede coletora de esgoto, ou vice-versa.
Os agentes da Cembra fazem os testes despejando corantes nos Poços de Visitas (PVs) e nos Dispositivos Técnicos de Inspeção (DTIs). Eles também orientam os moradores sobre o uso e a vedação correta da caixa de gordura, soluções para as irregularidades e o bom uso e manutenção do sistema de esgoto.
Ao encontrar problemas na ligação de um imóvel, o cliente é notificado para que faça a regularização no prazo de 30 dias. Após esse período é realizada uma segunda vistoria, caso o problema não tenha sido corrigido é cobrado, na próxima fatura da Sanepar, o valor de R$ 27,48. Assim que sanada a irregularidade na ligação a cobrança será retirada das próximas faturas.