Inclusiva, Prefeitura investe na valorização e desenvolvimento de paratletas
O futuro se constrói por meio das oportunidades. Uma cidade inclusiva, inovadora e pronta para os desafios começa com as possibilidades proporcionadas para todos no presente. Por isso, Maringá acredita no potencial dos mais de 200 paratletas de diversas associações apoiadas pelo município e trabalha para o desenvolvimento de novos talentos. Afinal, além de incluir é necessário apoiar.
Cerca de 50 paratletas recebem o Bolsa Atleta, um incentivo da Prefeitura de Maringá para o desenvolvimento do esporte. O município já investe mais de R$ 3 milhões anuais com o benefício, entre atletas e paratletas. Nos últimos cinco anos, o investimento total voltado para o esporte, além das bolsas, foi ampliado e chega hoje, no geral, a mais de R$ 5 milhões por ano.
A gestão municipal também atua para o desenvolvimento de novos talentos por meio da parceria com o Centro de Referência Paralímpico, ligado ao Comitê Paralímpico Brasileiro. A parceria inclui a oferta de modalidades como natação e atletismo nos centros esportivos para crianças em idade escolar, de 8 a 17 anos. Os servidores recebem capacitações para se aperfeiçoar.
ATLETAS OLÍMPICOS – Um dos talentos apoiados pelo município é a judoca Meg Emerich, a primeira paranaense a disputar os jogos paralímpicos na categoria. No ano passado, ela conquistou a medalha de bronze em Tóquio. A judoca destaca que o Bolsa Atleta é fundamental para essas conquistas. “É um incentivo que me possibilita investir na minha carreira”, afirma.
Outras medalhistas dos jogos paralímpicos, as gemêas da natação Débora Borges Carneiro e Beatriz Borges Carneiro, beneficiadas pelo Bolsa Atleta, também levam o nome de Maringá para competições nacionais e internacionais. Desde a infância sempre frequentam as piscinas, mas foi por meio da Associação de Pais e Atletas de Natação de Maringá, conveniada ao município, que iniciaram os treinamentos esportivos.
Nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, em 2020, Beatriz conquistou medalha de bronze na prova dos 100 metros peito. Débora chegou logo em seguida. Além do apoio, Débora foi premiada na categoria Atleta Paralímpico no Prêmio Melhores do Esporte 2022, uma iniciativa da Prefeitura de Maringá para reconhecer e valorizar os talentos maringaenses.
“O esporte tem a possibilidade de transformar vidas e a gestão municipal acredita nesse potencial transformador da prática esportiva. Por isso, trabalhamos com incentivos, premiações e parcerias para todos, incluindo nossos paratletas. Eles nos orgulham com grandes vitórias, tanto no esporte como na vida”, destaca o secretário de Esportes, Robson Xavier.