Autoridades acompanham a entrega simbólica da Casa Abrigo.
O prefeito Roberto Pupin e a secretária da Mulher, Anália Nasser, entregaram simbolicamente nesta terça-feira (17) da reforma e modernização da Casa Abrigo Edna Rodrigues de Souza. Foram investidos R$ 519.568,52 de recursos próprios da Prefeitura na obra, que tem 532,53 m² de área construída.
Diversas autoridades prestigiaram a solenidade, como o vice-prefeito, Claudio Ferdinandi, a delegada da Mulher, Emilene Locatelli, o delegado-chefe da 9ª SDP de Maringá, Osmir Ferreira, a promotora de Justiça da Vara de Execução Penal, Valéria Seyr, o presidente do Conselho de Segurança e vice-presidente para assuntos de segurança da Acim, Antônio Tadeu Rodrigues, o presidente da Câmara, Chico Caiana, a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Dina Dolis, chefe do escritório regional da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, Akemi Nishimori, servidores da Secretaria da Mulher, secretários municipais, e demais autoridades.
A secretária Anália Nasser destacou que a entrega da Casa simbolizava um momento singular para todas as servidoras da SeMulher. “Ficamos felizes com o apoio que temos tido de todos os setores no desenvolvimento do nosso trabalho e na luta pelos direitos das mulheres. O relacionamento entre os setores flui muito bem, possibilitando que a Casa Abrigo seja moradia por pouco tempo das mulheres, demonstrando que o serviço tem sido ágil. A nossa preocupação é que essas mulheres voltem o quanto antes à vida normal”.
Anália apresentou todo o serviço realizado pela pasta no atendimento à comunidade. Somente em 2016 a Casa Abrigo acolheu 51 pessoas, entre mulheres e crianças. A Casa Abrigo acolhe mulheres e os filhos que foram vítimas de violência doméstica e se encontram em situação de risco de morte. No Paraná existem outras 11 Casas Abrigos e Maringá é considerada cidade polo no serviço e atendimento à mulher para outros 95 municípios.
“Nós temos um lema na Secretaria que é atitude, vida e igualdade. Atitude porque não podemos ficar paradas diante da violência contra a mulher e temos trabalhado para mudar essa realidade. Vida é o que nós lutamos para que elas tenham sempre e igualdade de oportunidade e de direitos”, destacou a secretária que também agradeceu o trabalho de toda a sua equipe.
Para o delegado-chefe da 9ª SDP de Maringá, Osmir Ferreira, o município tem avançado significativamente na proteção dos direitos das mulheres. “É uma honra participar desse momento e ver a dedicação da SeMulher nessa luta que reconhece os direitos que são violados.Infelizmente a violência contra a mulher é uma realidade, então quando criamos mecanismos para facilitar a garantir os direitos das mulheres, estamos fazendo cidadania e incentivando elas a lutarem”.
A promotora de Justiça da Vara de Execução Penal, Valéria Seyr, também parabenizou o município pelas ações que têm promovido nesse setor e falou de sua experiência na área judiciária. “Ter um abrigo como este em Maringá é importante, porque numa situação dessa a mulher corre perigo, fica desorientada e por ‘n’ situações deixa de denunciar ou buscar os seus direitos, mas em Maringá ela tem uma rede de informação, orientação e atendimento. A secretária está de parabéns. Que bom que Maringá tem essa preocupação e tem tratado a situação com cuidado e de forma humanizada”.
O presidente da Câmara, Chico Caiana, ressaltou o comprometimento da administração em promover políticas públicas no atendimento às mulheres vítimas de violência. Caiana também parabenizou a secretária Anália e equipe pelo trabalho que desenvolvem.
Já o prefeito Roberto Pupin lembrou que Maringá sediou no ano passado um Fórum para debater formas de evoluir nas ações que garantam os direitos das mulheres, destacando que o município tem trabalhado no empoderamento da mulher. “Em 2013, quando assumi a administração assinei o Pacto Nacional de Enfrentamento À Violência Contra a Mulher, que colocou Maringá como cidade polo, assumindo o compromisso de incentivar os 95 municípios de abrangência a possuir um atendimento especializado”.
Pupin também agradeceu a Câmara Municipal pelo apoio e aprovação de projetos nesse setor e parabenizou a secretária Anália pelo serviço que vem prestando. “Sempre digo que na administração municipal precisamos de pessoas comprometidas com as causas e a Anália é um exemplo de secretária que somou muito ao nosso trabalho”.
Abrigo
A estrutura tem capacidade para abrigar até 30 pessoas, entre mulheres e crianças, que durante o tempo de permanência na Casa recebem acompanhamento educacional para não perderem o conteúdo escolar. Os abrigados podem ficar no alojamento por até seis meses se necessário, recebendo acompanhamento psicológico, orientação jurídica e assistencial.
Dentre as principais mudanças do local estão a troca do telhado, a ampliação e reforma da cozinha, a acessibilidade de toda a casa, em especial a construção de uma suíte adequada aos padrões de acessibilidade, a construção de uma guarita, reforço na iluminação, entre outros detalhes.
O local foi fundado em 2006 e tem endereço e telefone mantidos em sigilo, por motivos de segurança, caso maridos ou ex-companheiros atentem contra a vida da mulher. O espaço é vigiado por uma equipe de segurança.
Visita
Na tarde desta terça-feira (17) o vice prefeito, Claudio Ferdinandi, a secretaria da mulher, Anália Nasser, a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Dina Dolis, o engenheiro Adolfo Cochia Junior e a coordenadora da Casa Abrigo, Angela Caputo estiveram na Casa Abrigo acompanhando as melhorias do local.
O vice prefeito, Claudio Ferdinandi, afirma que a Casa Abrigo está ainda mais equipada com estrutura de acessibilidade. “Agora o local conta com um quarto todo equipado para pessoas com deficiências. O abrigo é um bom lugar para as mulheres que passam por um grande sofrimento, que é a violência”.
A secretária da mulher, Anália Nasser, diz que as abrigadas têm atividades normais. “Aqui elas fazem atividades do dia a dia, além de participarem de oficinas que ajudam no empoderamento feminino.”
Já para a coordenadora da Casa Abrigo, Angela Caputo, após a reforma, a Casa atende as necessidades das abrigadas com qualidade. “Tudo o que já estava e o que foi implantado aqui é de primeira qualidade, é a melhor Casa Abrigo do Brasil”.