PDT vai de chapa própria e tem Ana Lúcia como candidata a deputada estadual por Maringá
Na presença do candidato à presidência do Brasil, Ciro Gomes, o PDT Paraná lançou, no final de semana, na convenção estadual, em Curitiba, chapa própria para as eleições deste ano, incluindo a homologação da candidatura da vereadora maringaense Professora Ana Lúcia Rodrigues para deputada estadual. O Partido Democrático Trabalhista (PDT) vai de Ricardo Gomyde ao governo do Estado, ao lado da advogada Eliza Ferreira na vice; da professora universitária Desiree Salgado ao Senado, e de mais 34 candidaturas à Assembleia Legislativa e 31 à Câmara Federal. Esta lista inclui, para deputada federal, por Maringá, os nomes de Grazi Takano e de Silene de Oliveira. Grazy é professora da rede municipal (natural de Nova Esperança) e Silene é conselheira tutelar de Marialva. A convenção reuniu ainda, entre outros líderes do partido fundado por Leonel Brizola, o presidente nacional do PDT, Carlos Luppi, e o presidente estadual, André Menegotto.
Biografias
Ricardo Gomyde: 52 anos, natural de Ibaiti, no Norte Pioneiro do Paraná. É advogado. Foi eleito deputado federal em 1994. Em 2001, assumiu mandato como vereador de Curitiba. Saiu do cargo em 2002 para ser presidente da Paraná Esporte, onde ficou até 2009. No Governo Federal, assumiu a Secretaria Nacional de Futebol no Ministério do Esporte e foi gestor da Copa do Mundo de futebol em 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.
Eliza Ferreira:´36 anos, natural de Curitiba. É advogada. Pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho e promotora legal popular, atua na defesa de direitos humanos, em especial na promoção da igualdade racial e de gênero. É membra das Comissões da Igualdade Racial e da Advocacia da OAB/PR e integra o Levante Feminista contra o Feminicídio, Lesbocídio e Transfeminicídio no Paraná. Preside a Comissão Provisória da Secretaria Estadual do Movimento Negro do PDT.
Desiree Salgado: 47 anos. Nasceu em Curitiba. É doutora em Direito do Estado e professora de Direito Constitucional e Direito Eleitoral na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Também é uma das vozes mais ouvidas no Paraná e no Brasil na discussão sobre o enfrentamento da violência contra a mulher. Com estágio de pós-doutoramento no México, lidera o Núcleo de Investigações Constitucionais da UFPR e é uma das idealizadoras do Instituto “Política por/de/sobre Mulheres”, criado para estimular a participação feminina na política.