Exame de mapeamento completo da endometriose está disponível em Maringá
Especialista do Laboratório São Camilo esclarece principais dúvidas sobre a doença e o exame
Maringá, agosto de 2022 – Sintomas como dores abdominais e durante a relação sexual, além de cólicas muito fortes são considerados comuns por muitas mulheres no período menstrual, mas podem ser sinais de endometriose – doença que ganhou os holofotes recentemente depois que a cantora Anitta anunciou nas redes sociais que foi diagnosticada e precisou passar por uma intervenção cirúrgica.
”quem nunca usou um produto que piorou a qualidade da pele que atire a primeira pedra”
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a condição acomete 10% das mulheres brasileiras e consiste na presença de células do endométrio – revestimento interno do útero – fora do órgão, atingindo partes diversas do corpo, mais comumente a região atrás do útero, os ovários, trompas de falópio, bexiga e intestino, o que causa inflamações.
Por apresentar sintomas que geralmente são considerados habituais, pesquisas mostram que o diagnóstico pode levar aproximadamente nove anos e, por isso, muitas mulheres vivem condições incapacitantes durante os ciclos menstruais, sem saber qual é a real causa das dores e incômodos. Diante dessa realidade, a Dra. Fernanda Britto Pereira Lucas, médica radiologista e especialista em imagem de pelve e abdome do Laboratório São Camilo, pertencente à Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil, alerta para a importância de identificar os sinais da doença e buscar por um diagnóstico precoce.
Quais são os sintomas da endometriose e como diagnosticar?
Segundo a especialista, os principais sinais da endometriose são:
- Cólica no período menstrual
- Dor pélvica crônica
- Dor durante as relações sexuais
- Diarreia ou constipação ou dor para evacuar no período menstrual
- Dor para urinar durante o período menstrual
- Infertilidade, independente de sintomas dolorosos
A médica explica que não só as mulheres, mas também muitos médicos não investigam esses sintomas porque consideram comuns ao período menstrual. “Além disso, muitas pessoas que vivem com a doença não apresentam sinais por anos e só vão perceber que há algo de errado quando tentam engravidar e não conseguem. É importante frisar que sentir dor acentuada não é normal e é de extrema importância relatar qualquer desconforto ao médico de confiança durante exames de rotina para que o tratamento correto seja feito o quanto antes e para garantir qualidade de vida às pacientes”, sinaliza Dra. Fernanda.
São Camilo oferece mapeamento completo da doença
O portfólio de exames do Laboratório São Camilo, unidade de medicina diagnóstica da Dasa em Maringá (PR), conta com o Relatório Integrado para Mapeamento da Endometriose Profunda. O exame oferece, em um único laudo, uma avaliação por imagem completa da pelve, com mapeamento dos locais de endometriose profunda. Isso possibilita um tratamento eficaz e reduz as taxas de doença remanescente nos casos cirúrgicos, como o da cantora Anitta.
“O mapeamento é realizado por meio da análise conjunta dos exames de Ressonância Magnética da pelve e Ultrassom Transvaginal com Preparo Intestinal. Para que o relatório integrado seja possível, é necessário que os dois exames sejam realizados em um intervalo de até uma semana”, explica a especialista.
Como se preparar para o exame?
A Dra. Fernanda explica que tanto para a Ressonância Magnética de Pelve quanto para o ultrassom é necessário jejum de quatro horas e uso de laxantes. “É importante fazer uma alimentação leve nas horas que antecedem o exame e manter a bexiga cheia, de preferência ficar sem urinar por uma hora antes do procedimento”, afirma.
Para a Ultrassonografia Transvaginal para pesquisa de endometriose é preciso realizar o preparo intestinal, ou seja, a paciente deve limpar o intestino para eliminar os resíduos do órgão com o objetivo de permitir a visualização dos principais locais acometidos pela doença e a adequada avaliação da própria alça intestinal. “Dessa forma, na véspera do exame, é necessário consumir uma dieta líquida ou pastosa e fazer o uso de laxantes. O preparo intestinal é finalizado no dia do ultrassom com o fosfoenema até uma hora antes do exame (fundamental para a limpeza da porção distal do intestino). Após agendado o exame, o São Camilo reforça todas as orientações”, finaliza.
Como agendar?
Ao perceber alguns dos sinais da endometriose, é importante visitar o ginecologista de confiança para dar continuidade ao diagnóstico e ao tratamento, se for o caso. Com o pedido médico, o mapeamento completo da endometriose pode ser agendado no São Camilo pelo telefone (44) 3221-5533. Para mais informações, acesse: https://www.gruposaocamilo.com.