Ecoponto na Câmara recolhe pilhas e baterias.
O maringaense conta desde a última segunda-feira com mais um ponto para descarte de pilhas e baterias usadas. Ele está montado na entrada da Câmara Municipal de Maringá. Esse ecoponto soma-se a outro, que já funcionava no local, e que recolhe lixo eletrônico (celulares, computadores, TVs, telefones, eletrodomésticos). Tudo que é depositado ali é recolhido semanalmente pela cooperativa de reciclagem Coopercanção.
A iniciativa faz parte do Projeto Câmara EcoEficiente, que há três anos vem realizando várias ações internas com o objetivo de diminuir o impacto ambiental causado pelas atividades desta casa legislativa.
Criado pela Lei Municipal 9.616, de 14 de novembro de 2013, o Projeto é desenvolvido pela Comissão de Gestão Socioambiental da Câmara, formada por servidores do setor da zeladoria. Segundo a sua presidente, Eliandre Borges, a intenção com esses ecopontos é estender à comunidade o trabalho que já é realizado internamente, contribuindo com a proteção do meio ambiente.
Atualmente, por exemplo, todos os papéis brancos, embalagens e copos plásticos utilizados no trabalho pelos funcionários da Câmara são encaminhados para a reciclagem.
Eliandre e os demais membros da comissão – Cleonice Santos, Edson Gumieri, Monica Peralta e Vera Lúcia Lopes – separam todo esse material reciclável, que semanalmente é recolhido pela cooperativa de reciclagem. Já os jornais são encaminhados para a Associação dos Pais e Amigos de Excepcionais (Apae), que os utiliza em trabalhos artesanais, como na confecção de vasos e cestinhos.
Os ecopontos estão logo na entrada principal da Câmara (Avenida Papa João XXIII, 239). E funcionam de segunda a sexta, das 8h às 18h.