Coca-Cola FEMSA Brasil promove cursos de capacitação para mulheres em Maringá
A Coca-Cola FEMSA Brasil, maior engarrafadora de produtos Coca-Cola no mundo em volume de vendas, promoveu cursos de capacitação gratuitos para formar Ajudantes Operacionais e Promotoras de Vendas, direcionado para mulheres em situação de desemprego e vulnerabilidade social. A intenção da iniciativa é ampliar as possibilidades de recolocação no mercado de trabalho e atuarem em empresas do segmento de bebidas. Duas turmas foram formadas e as aulas foram realizadas na unidade da companhia. Os cursos contaram com a parceria da Prefeitura de Maringá, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa.
A primeira turma formou quatro mulheres da região após atividades práticas e teóricas para o cargo de Ajudante Operacional. A segunda capacitação reuniu duas mulheres maringaenses que concluíram a formação de Promotora de Vendas. O curso foi ministrado por instrutores da Coca-Cola FEMSA e nele foram apresentadas de forma detalhada todas as funções que o profissional precisa desempenhar para trabalhar em ambas as posições. Ao final da atividade, todos receberam certificado de conclusão do curso de qualificação.
A iniciativa integra um conjunto de ações promovidas pela área de Inclusão & Diversidade e a área operacional da companhia. A gerente de RH da Coca-Cola FEMSA Brasil na unidade Maringá, Katia Defenti, destaca que a empresa está fazendo sua parte para promover a equidade de gêneros em todas as áreas de atuação da empresa. “Um dos principais motivos de a equidade de gênero ainda ser um desafio para o mercado de trabalho é a questão cultural. Estamos incentivando as mulheres a se qualificarem e estarem aptas a assumir funções ainda desempenhadas majoritariamente por homens, tanto na parte industrial como de operações do segmento em que atuamos”, destaca.