Sodexo desenvolve horta orgânica em Cambé
A Sodexo On-site, líder mundial em serviços de alimentação corporativa e facilities que leva qualidade de vida e bem-estar para milhões de pessoas, desenvolveu em parceria com a TMG – Tropical Melhoramento & Genética, uma horta orgânica na sede da empresa em Cambé, no Paraná. As hortaliças, que são cultivadas pela equipe da própria Sodexo, vêm contribuindo na alimentação dos consumidores, com o fornecimento diário de alface, cebolinha, salsinha, couve, almeirão e temperos orgânicos frescos. O projeto também visa o aproveitamento integral dos alimentos produzidos, com isso, os resíduos orgânicos do restaurante são utilizados em um processo de compostagem natural cujo adubo é utilizado na própria horta.
Após o cultivo das hortaliças pela Sodexo On-site, a primeira colheita foi disponibilizada para o consumo no restaurante corporativo que atende colaboradores da TMG de Cambé (PR)
“Este projeto faz parte de uma iniciativa da Sodexo que visa proporcionar alimentação saudável e sustentável focando no aproveitamento integral dos alimentos e destinação correta de resíduos, reduzindo o desperdício. Por mês, estimamos que estejam sendo produzidas 120 quilos de hortaliças, abastecendo o restaurante onde são servidas mais 1.650 refeições aos funcionários da TMG. Por estar situada no próprio local de consumo, conseguimos reduzir a emissão de gás carbônico que seria gerada no transporte desses alimentos”, aponta a diretora de Operações da Sodexo On-site, Katia Beal.
Para o desenvolvimento do projeto foram avaliados o espaço disponível, considerando o local mais apropriado para o cultivo, o tamanho do canteiro, os materiais e insumos necessários e as espécies das hortaliças e temperos para o plantio. Os envolvidos receberam, dos engenheiros agrônomos que atuam na TMG, orientações de segurança e métodos sustentáveis de manejo do solo. Desde o início do projeto, a Sodexo também vem realizando uma análise da produtividade da horta, bem como do cronograma de acordo com as estações do ano.
“A inserção das hortaliças estimulou não só a curiosidade dos funcionários, mas também ajudou a reforçar a necessidade de uma alimentação mais equilibrada. É importante que os colaboradores da TMG saibam que estão consumindo um alimento produzido localmente e que esse projeto também contribui de forma positiva com o meio ambiente, já que o resíduo, usado como adubo, tem seu destino correto”, afirma Iratan Pedro Almeida Rugila, analista administrativo de Facilities da TMG.