Marialva: Vereadores-jovens tomam posse no dia 7 de junho .
Na última segunda-feira (22), os colégios participantes do programa Câmara Jovem realizaram eleição para definir os vereadores-jovens e suplentes, que tomarão posse no dia 7 de junho em sessão solene.
Representando o Colégio Anjos Custódios foram eleitos os vereadores-jovens João Vitor Domingues Romeiro e Enzo Vignotti Sabino, com as respectivas suplentes, Maria Eduarda Aldigueire Pereira e Drika Heloisa da Silva.
Representando o Colégio Estadual Juracy Saldanha Rocha foram eleitas as vereadores-jovens Carolina Sitineta Amaral da Silva e Maria Beatriz Venturin Britta, com os respectivos suplentes, Ana Caroline Bernardes e Cassio Ribeiro Lopes.
Representando o Colégio Estadual Romário Martins foi eleita a vereadora-jovem Ana Júlia Pelzer Larini e a suplente Mônica de Oliveira Galacio.
Representando a Escola Estadual Conjunto João de Barro foram eleitas as vereadoras-jovens Larissa Vidal e Edneia Canuto, com as respectivas suplentes, Aline Gomes Barbosa e Ariadne Dos Santos Nascimento.
Representando o Colégio Estadual Pedro Viriato Parigot de Souza foram eleitos os vereadores-jovens Danilo Sevilha Soares e Ellen de Fátima Bonjorno Massuco, com os respectivos suplentes Gustavo Bordini Botelho e Larissa Almeida Araújo.
Disputa
A coordenadora pedagógica do Anjos Custódios, Marina Aparecida Zachia, conta que os alunos inscritos se envolveram na campanha. “Uma chapa elaborou cartazes e espalhou pela escola e a outra preparou slides para apresentar as propostas para as turmas. ”
Com a colaboração do Fórum Eleitoral de Marialva, a escola conseguiu emprestada as cabines de votação e indicou mesários. “Mesmo sem ter a urna eletrônica, tentamos organizar a eleição a fim de tornar o processo o mais próximo possível da realidade. Mas não foi fácil. No momento, uma turma tinha prova, em outra estava ocorrendo apresentação de trabalhos. Foi um evento que fugiu da dinâmica escolar”, avalia.
No Anjos Custódios, a chapa 1 venceu com 76 votos contra 38. Enzo Vignotti Sabino atribui a vitória às propostas do grupo. “A gente debateu sobre a abertura de um observatório social em Marialva e também sobre outros problemas urbanos, como recapeamento, iluminação pública”, revela.
Enzo, que já havia participado como suplente do Câmara Jovem no ano passado, diz se sentir mais preparado para assumir a cadeira. “Ano passado, as propostas que apresentei ou a prefeitura já estava tomando alguma providência ou o projeto não estava de acordo com as funções do vereador e com a lei orgânica do município. Por isso, este ano, vou fazer diferente. Já passei na Câmara para me informar sobre os horários de cada vereador. Quero conversar com eles e trocar ideias.”
https://www.youtube.com/watch?v=r-dzkhAlM5w