Setrans realiza ações do projeto Motorista Saudável e do movimento Maio Amarelo.
A Secretaria de Trânsito e Segurança (Setrans), em parceria com a Faculdade Uningá, realizará nesta quarta (24) e quinta-feira (25) ações promovendo o 2º Projeto Motorista Saudável e o Movimento Maio Amarelo. O evento será na Praça Raposo Tavares, nesta quarta, das 14 horas às 16h30 e na quinta-feira, das 8h30 às 11 horas e das 14 horas às 16h30.
A Secretaria de Saúde vai disponibilizar a van de testagem rápida de HIV/Aids para fazer exames nos motoristas e pedestres que visitarem o local. Alunos dos cursos de Farmácia, Psicologia e Nutrição da Faculdade Uningá vão realizar exames de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, entre outros.
O trabalho terá por objetivo conscientizá-los sobre a importância de fazer uma visita anual ao médico e alertar sobre os cuidados com a saúde.
Segundo especialistas, alguns problemas sérios de saúde podem acometer pessoas que passam muitas horas dentro de um carro parado, situações que acabam por contribuir com o surgimento de doenças causadas, na maioria das vezes, pelo alto nível de estresse que enfrentam nas ruas e estradas. “Será mais uma ação da Setrans preocupada com a segurança e a saúde do maringaense”, afirmou o secretário Fábio Ribeiro.
Maio amarelo
Também nesses mesmos dias, em parceria com o Detran, 4º Batalhão, Corpo de Bombeiros e Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística de Maringá (Setcamar), a Setrans vai realizar ações do movimento Maio Amarelo, envolvendo segmentos sociais, Poder Público e sociedade civil.
A intenção, de acordo com o secretário, “é conscientizar a sociedade a assumir um comportamento mais seguro no trânsito e mudar o cenário de violência, que mata e sequela milhões em todo o mundo”.
O Maio Amarelo é um movimento internacional em benefício da segurança viária, que atua para salvar vidas nas vias e rodovias de todo planeta. Em 2016, o Movimento elegeu para cada dia do mês de maio uma história que o trânsito ajudou a escrever. São 31 histórias, baseadas em depoimentos inspirados em fatos reais, determinadas diariamente pelo Detran, que vão levar a conscientização do trânsito seguro nas ruas e nas estradas. A proposta desta divulgação é potencializar a reflexão com toda a sociedade sobre os fatores de riscos que agravam as lesões no trânsito.
O laço amarelo, símbolo do movimento, foi escolhido por ser a cor de advertência, por simbolizar atenção no trânsito.