Aplicativo fortalece canal de comunicação entre Prefeitura e cidadão.
Já está disponível para acesso dos cidadãos, no site da Prefeitura de Maringá, o aplicativo Colab.re – uma ferramenta de gestão pública colaborativa e novo instrumento de participação social.
Por meio do aplicativo o usuário pode cadastrar uma demanda e o órgão público responsável responderá por ela, repassando a postagem para a secretaria pertinente à resolução do problema ou apreciação da sugestão.
O canal de acesso direto entre o cidadão e a Prefeitura é gerenciado pela Ouvidoria Municipal em parceria com gestores da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Seide).
De acordo com o diretor da Ouvidoria, Marcos Boggo, o instrumento serve de importante janela para que o contribuinte possa se comunicar, participar, reivindicar, acompanhar o andamento de processos e levar sugestões para a gestão municipal.
“As formas de utilização e as vantagens que a administração municipal e os cidadãos maringaenses terão com o acesso à plataforma Colab são inumeráveis. Elas vão desde pedidos de troca de lâmpadas, roçadas, tapa-buracos e poda de árvores até sugestões como blitz educativas e sinalização de via pública, entre outros. É uma forma de tornar a cidade melhor por meio de uma gestão mais colaborativa”, assegura o diretor.
Custo zero
O diretor também explica que, por meio da ferramenta de participação social, todo contribuinte do município pode fotografar situações na rotina da cidade e apresentar sugestões ou demandas para serem apreciadas ou solucionadas pela Prefeitura. Com esse dispositivo o contribuinte pode publicar, fiscalizar os problemas que vê ao seu redor, propor ideias e avaliar os serviços públicos prestados.
“Para que o atendimento seja eficiente, é fundamental que a postagem seja finalizada do local onde se encontra o problema, pois o aplicativo busca automaticamente pelo georreferenciamento a localização exata de onde se encontra o cidadão, ou seja, não se deve fotografar um problema na Avenida Brasil e postar a foto de outro local”, complementa.
A plataforma, que pode ser utilizada em computadores e celulares com sistema operacional Android e IOS, atende a aproximadamente 100 prefeituras e já conta com mais de 150 mil usuários cadastrados em todo o Brasil.
“Nesta primeira fase de operações, a adesão à plataforma social tem custo zero para a Prefeitura de Maringá”, conclui Boggo. (CP)
Mais informações: (44) 3221-1265 (Ouvidoria) / 3221-1364 / 1365 (Seide)
|