Ênio Verri apresenta caminhos para municípios captarem recursos na Itaipu
Na manhã desta sexta-feira (23), o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Ênio Verri, participou da reunião de prefeitos das cidades da área de abrangência da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep). No encontro, ele apresentou as oportunidades de captação de recursos para investimentos em obras e para promover ações socioambientais na região.
Ônibus elétrico no Brasil: moda ou futuro?
Ele explicou que os prefeitos devem definir as prioridades, elaborar os projetos, e encaminhá-las ao Consórcio Público Intermunicipal de Gestão da Amusep (Pró-Amusep), que vai protocolar as reivindicações junto a Itaipu. “O ideal é fazer em bloco, via consórcio, para facilitar a análise e aprovação”, destacou.
Infelizmente ainda se encontra trabalhador no agro tratado como escravo
O presidente da Amusep, prefeito de Ângulo, considerou o encontro produtivo. “O Ênio (Verri) e os assessores apresentaram as modalidades de acesso aos recursos e os caminhos a serem percorridos para a liberação dos investimentos”, ressaltou. O presidente do Pró-Amusep, prefeito de Munhoz de Mello, Marcondes Araújo da Costa, o Doutor Marcondes, afirmou que todos os municípios têm condições de serem contemplados, basta definir bem os projetos e ações a serem desenvolvidas.
Missão Técnica
Durante o encontro, ficou definido, também, que a Amusep vai organizar uma missão técnica dos prefeitos ao Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em agosto. O objetivo é conhecer o trabalho e identificar oportunidades de parcerias nas várias frentes de atuação da instituição.
Presenças
O deputado federal, Luiz Nishimori; e os deputados estaduais Arilson Chiorato e Tiago Amaral participaram do encontro. Verri esteve acompanhado dos assessores Claudemir Batista e Newton Ricardo de Almeida; e do diretor de Negócios e Inovação do Parque Tecnológico Itaipu, Eduardo de Miranda.
O encontro contou com a presença de 26 dos 30 prefeitos da região da Amusep.