Zeca Dirceu apresenta potencial turístico do Paraná ao novo ministro
Engana-se quem pensa que o turismo no Paraná se restringe às cidades de Curitiba e Foz do Iguaçu. Foi essa a mensagem que o deputado federal, e líder do PT na Câmara, Zeca Dirceu passou ao novo ministro do Turismo, Celso Sabino. Em reunião realizada no último dia 1º, o petista falou com Sabino sobre o enorme potencial turístico do estado, que conta com 399 municípios divididos entre diferentes paisagens e climas.
“O Paraná possui um belo litoral, com praias mais rústicas, preservadas e praias urbanas em belas cidades. Tem lugares adequados para todos os gostos”, afirmou Zeca Dirceu. O deputado citou Morretes, aos pés da Serra Geral, terra do famoso barreado – prato típico do Paraná -, Matinhos, praia urbanizada com uma excelente infraestrutura e a Ilha do Mel, destino procurado por turistas que gostam de tranquilidade e um ambiente preservado. Junto com as explicações, Zeca ainda convidou Sabino para conhecer a região, “Tenho certeza que ao conhecer nosso litoral, o ministro vai se surpreender com as grandes possibilidades da região e, certamente, vai desfrutar das nossas praias”.
Ipea desmente “Estado inchado” e mostra que Brasil tem menos servidores que EUA e países da Europa
Além do litoral, o deputado apresentou uma pauta importante para o interior do Paraná: O turismo rural, que merece investimentos em maior escala. O turismo rural abrange as regiões com pequenas propriedades rurais, como o noroeste, norte, oeste e sudoeste do estado.
No mesmo sentido, Zeca falou ainda de outras regiões. Sobre Londrina, Cascavel e Maringá, cidades grandes e planejadas e com aeroportos, relembrou que podem ser o destino ideal para receber eventos, por exemplo, do turismo empresarial e de negócios. “As três cidades têm estrutura para receber congressos, reuniões e eventos de grande porte com segurança e uma atmosfera acolhedora”, indicou. “Além de possuírem festas tradicionais que encantam as pessoas”.
O petista ainda relembrou as cidades históricas de Lapa, Antonina, Paranaguá e as cidades que vem desenvolvendo o ecoturismo no estado, como Sapopema, Sengés e Jaguariaíva, além de Ponta Grossa, Prudentópolis e Tibagi. E as cidades banhadas pelo lago da Itaipu onde a atração são os esportes aquáticos e a pesca, como Itaipulândia, Porto Rico, entre outras.
“Foz do Iguaçu merece um capítulo à parte”, afirmou o deputado. “Possui o maior conjunto de quedas d’água do mundo, uma excelente estrutura hoteleira, parques e atrações já consolidadas”. O mesmo vale para a capital do estado, com museus e estruturas muito visitadas, como o Jardim Botânico e a Ópera de Arame. “São belezas naturais e construídas pelos paranaenses que valem a visita e podem ajudar no desenvolvimento econômico do estado. Seguirei trabalhando pelos interesses do nosso estado”, finalizou.